31.8.06
30.8.06
Festa total
29.8.06
14 mil milhões
28.8.06
Air shower
Esta invenção japonesa consiste numa cabine com 2 metros de altura e 90 cm de largura onde durante 20 segundos, cada pessoa é bombardeada por jactos de ar que limpam as poeiras agarradas ao corpo. Segundo o fabricante, não só limpa a pessoa como ainda dá uma sensação de frescura, semelhante à de um banho. Não está nada mal, num dia quente de verão, para quem não estiver em casa e quiser sentir-se fresco, passar por uma destas cabines e levar um banho de ar.
Paradoxo
27.8.06
Pinguins
Não sei ao certo porquê, mas gosto muito destas criaturas. Os pinguins são daqueles animais que apesar de não terem uma forte carga simbólica ou carismática, sempre me captaram a atenção, desde há bastante tempo. Talvez seja por viverem em condições adversas ou por terem um aspecto inconfundível, seja lá o que for, eu gosto de pinguins e não me importava nada de fotografar alguns pessoalmente no habitat natural.
Há alguns meses fiz uma ligação para este anúncio, sem saber que o podia inserir aqui no blog.
Agora aqui fica a actualização. Um dos melhores anúncios que eu já vi, uma pérola num oceano de mediocridade!
26.8.06
Narrativa original
Game Over
25.8.06
Frutos numa árvore
24.8.06
23.8.06
Plutão
22.8.06
Censura
Tom&Jerry censurados
21.8.06
Elementos de identidade
E finalmente, eram estes os elementos que estavam presentes nas cabeças das pessoas que implantaram a República, que combateram junto aos liberais na guerra civil, que protagonizaram a Revolução de 1820, a Restauração de 1640, a aclamação do Mestre de Avis em 1385...? Não me parece, e no entanto devemos mais a esses indivíduos do que à maioria dos portugueses que se dizem patriotas e apontam como símbolos identitários aqueles que eu expus.
O enterro da morte
20.8.06
Pelos lados do Irão
19.8.06
Naquele tempo...
Ah....agora continuam a ser? Pois........estou a ver.......
Ah, sim claro.......pois, faz sentido....a tecnologia só é útil se a soubermos utilizar....
Não me digam......há apenas 15 anos as pessoas até eram mais sensatas? Quem diria....
O futuro?
18.8.06
Vitória?
Jardim zoológico para os desfavorecidos encefálicos
17.8.06
Aqui está, uma das melhores séries do momento. Ainda em vigor, em Portugal podem vê-la na SIC Radical, mas não me perguntem o horário porque não é lá muito estável e o canal não ajuda.
Enjoy!
Alargamento
- Ceres, até aqui apenas um asteróide da Cintura de Asteróides entre Marte e Júpiter
- Xena, também conhecido como UB2003, um objecto além de Plutão
16.8.06
Peninha - homenagem
Homenagem a uma das melhors personagens de ficção [será?] que já foram criadas.
Esta foi a única forma que encontrei de contornar as dificuldades do Blogger em deixar-me colocar imagens...
15.8.06
Memories of torment strikes me. Attempts were made to suffocate me at birth. Fools, I was already ancient. Thou can not kill whats breeds within Thee.
Alas, this agony. The emptiness of earthborn pride. Hath stirred my faithful heart. Which guided me to darker paths, far away from their pestilent ways. Cleansed was I from deceitful grace. Yet, put to scorn was I, by those unclean. Enslaved by ignoance, they blindly spat upon the deity of hate. Awake is the darkest fiend.
By the fallen one I shall arise.
Upon bewildered masses. To whom the indulgence of my soul portray as sin made god. I shall revile and quell the source. Whence mockery of my kind derive. This I know. Facile shalt my quest not come to pass. Deathwish be my gift to all at last.
Honour. Commended no longer as virtue. Yet, shalt be extolled at light's demise.
By the fallen one I shall arise
Believer, speak not to me of justice. For none have I ever seen. By God, I shall give as I receive. Betrayer, speak not to me at all. You and this world ripped my fucking heart out. Again... and again... and again...
Grrr
14.8.06
15 de Agosto
Campeonato europeu de atletismo
13.8.06
De volta à estaca zero
12.8.06
Pedido de esclarecimento
Resolução 1701
11.8.06
Números do país do Sol Nascente
Importações
10.8.06
Europa
O que tem Europa de especial? Não, não se trata do continente, nem do projecto que se apropriou do seu nome. Refiro-me a de Europa, uma das maiores luas de Júpiter, descoberta por Galileu. refiro-a aqui por duas razões. A imediata é porque se trata de um lugar muito fresco - a temperatura média no equador é de cerca de 160º negativos, enquanto que nas regiões polares atinge os 220º negativos, o que só pode servir de atenuante quando estamos a atravessar dias de 36º positivos.
A seguinte é porque este é um dos locais do nosso sistema solar onde se especula que possa existir vida. Sim, existem mesmo hipóteses nesse sentido, se existir vida em qualquer outro corpo celeste do sistema solar é provável que seja em Europa.
A lua tem uma atmosfera muito ténue mas que é composta por oxigénio, embora este tenha ali uma natureza diferente daqueles que respiramos na Terra. Apesar das baixas temperaturas à superfície, o interior é bastante mais quente - até aqui não há surpresa nenhuma, o centro da Terra é infinitamente mais quente do que a superfície.
A característica mais notável de Europa é a seguinte - pelas observações que foram feitas a partir das sondas Voyager e Galileo, foi possível avançar com a teoria de que por baixo de uma camada superficial de gelo com cerca de 100 km de espessura, existe um oceano de água quente que envolve a lua em toda a sua totalidade. As informações que recebemos das sondas enviadas a Júpiter indicam que as falhas na superfície são formadas rapidamente devido à actividade do que se julga ser o oceano subterrâneo de Europa, de uma forma algo análoga à actividade oceânica na Terra num período primitivo da sua evolução.
A existência de um oceano activo de água quente é propícia ao aparecimento de pequenos organismos de estruturas simples, como bactérias que podem sobreviver sem oxigénio e sem recurso à fotossíntese. Há até quem vá mais longe e suponha que possam existir formas de algas incipientes no seu oceano subterrâneo. Para dar credibilidade a esta teoria, as primeiras formas de vida na Terra foram organismos de estruturas celulares simples que surgiram inicialmente na água e que passados milhões de anos se deslocaram para terra firme.
E é por enquanto o que sabemos. Já houve planos, entretanto cancelados, para missões específicas a Europa. Enviar uma missão àquela lua seria extremamente complexo e dispendioso - seria necessário conhecer melhor a composição da superfície, ter uma ideia clara de qual a espessura da camada de gelo envolvente e medições da actividade orgânica e radioactiva na lua, ao mesmo tempo que a sonda teria de lidar com os efeitos das radiações jovianas e da sua pressão gravitacional.
Nunca irá acontecer nos próximos anos, mas em meados do século é possível que tal missão possa ser lançada e aí talvez eu possa conhecer os resultados e finalmente poderemos afirmar com toda a certeza que não estamos sozinhos no Universo, nem mesmo no Sistema Solar.
Este post deveria ter uma imagem de Europa no início, pelo menos eu bem tentei mas ao fim de cinco tentativas e de ver "erro na página" escrito no rodapé perdi a paciência. Vai sem imagens e já é muito bom. Mas para terem uma ideia, Europa é isto.
Em Cuba, no pasa nada.
9.8.06
Aquecimento global, aqui?
8.8.06
Revolução foleira
7.8.06
"Amamos mais o desejo que o ser desejado"
Tritão
Tritão, a maior lua de Neptuno. Possivelmente terá sido formada como um planeta até que foi captada pela gravidade daquele planeta azul, Tritão tem uma órbita bastante irregular que a afasta de Neptuno e o seu eixo possui uma inclinação invulgar de 130º, o que implica uma exposição total de cada pólo ao Sol durante décadas, enquanto o outro lado se encontra voltado para a escuridão. Esta lua era praticamente desconhecida até à passagem da sonda Voyager-2 em 1989 que enviou para a Terra as primeiras imagens detalhadas de Tritão. A sua coloração deve-se sobretudo à presença dos hidrocarbonetos na sua fina atmosfera, composta sobretudo por nitrogénio e quantidades mínimas de metano. A passagem da Voyager-2 revelou ainda uma orografia bastante irregular, com depressões e falhas na superfície que chegam a atingir os trinta quilómetros de profundidade. O masi surpreendetne será a presença de vulcões e géiseres que expelem gelo e outros materiais gelados a grande altitude. Tritão ganhou o direito de estar aqui hoje por um motivo muito simples: considere-se a temperatura que está hoje, paralelamente ao facto de Tritão ser o corpo celeste mais frio do sistema solar. A temperatura média à superfície é de -235º, o que a torna mais fria que Plutão. Boas viagens.
6.8.06
Jornalismo irresponsável
5.8.06
Verão
Visões do futuro...hoje
4.8.06
Ucrânia
3.8.06
Galeria
Inundações na Coreia do Norte
2.8.06
Porque não uma cessação das hostilidades?
Simplicidade
1.8.06
Parabéns, Suíça
A Confederação Helvética celebra hoje 715 anos de existência. País de postal para uns, destino de transacções financeiras pouco claras para outros, simples pormenor no mapa para ainda outros. Dona de uma imagem própria e de uma neutralidade que ainda hoje se mantém, a Suíça continua a ser um dos países mais belos e mais prósperos do Mundo. Raramente ouvimos falar dela, mas quando surge está associada à democracia semi-directa que a caracteriza. Em que outro país pode um grupo de cidadãos propor um referendo nacional? Em que outro país a presidência é exercida de forma rotativa pelas entidades que o compõem?
Desparatização total
Click Here