14.8.08

Geórgia - Rússia, ainda não há paz

Apesar de as hostilidades abertas terem parado, ainda não existe paz na Geórgia. Enquanto Saakashvili recebe o apoio da Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Ucrânia e acusa o ocidente de não se ter interessado o suficiente, os EUA anunciam que vão prestar assistência humanitária à Geórgia, algo que faz lembrar a ponte aérea de Berlim pouco depois da II Guerra Mundial, só que desta vez a capital não está cercada. Por sua vez, a UE afirma que pretende enviar observadores para o local, de forma a implementar o cessar-fogo, mas a insistência numa resolução da ONU coloca a vantagem do lado da Rússia, uma vez que este país é membro permanente do Conselho de Segurança e pode vetar qualquer proposta.
Seria demasiado cínico pensar quanto tempo falta para o conflito regressar - talvez nem nunca regresse, mas algo vai mudar no Cáucaso e não vai ser só na Geórgia. Ainda não sabemos se este breve conflito vai ter repercussões noutras repúblicas separatistas, ou se é uma consequência da aceitação de indpendência do Kosovo.
Resta ainda saber se as acusações de atrocidade dos dois lados têm fundamento, se são inteiramente verdadeiras ou se foram exageradas - não seria nada de novo se fossem largamente aumentadas para acrescentar dramatismo.

Etiquetas: , , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boas, Vi ha pouco tempo um comentário teu sobre a situação dos videojogos em Portugal, estou neste momento a desenvolver uma serie de vídeos sobre retrogaming, se pudesses colaborar com alguma informação que considerem vital agradecia.

http://www.youtube.com/user/osvelhostempos

21 julho, 2009 09:56  
Anonymous jual kebun sengon said...

Mampir nich...
menarik sekali blog anda, dan saya sangat suka..
Salam....
oh ya ada sedikit info nich tentang jasa ekspedisi . Semoga bermanfaat...

24 maio, 2011 06:07  
Blogger Margarida Rodrigues said...


Developing a list of sales leads is the first phase in any sales process. Brandleaderemaildatabases.com provides instant access to verified data from our comprehensive database of over 950 million consumers Worldwide. We can help you generate profitable sales leads for your business, whether they're across country or across the World.

Increase sales and boost response rates for your direct marketing efforts with Marketing Email Databases that target the best consumer prospects for your products or services.

www.brandleaderemaildatabases.com

09 julho, 2013 02:10  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here