29.8.06

14 mil milhões

Não são 100 milhões, não são 500 milhões, não são mil milhões...são mesmo 14 mil milhões, ou se quisermos, 9,5% do PIB português. Não é a fortuna de um oligarca russo, nem de um xeique árabe, muito menos de um jovem milionário americano, é sim, o valor acumulado dos impostos por pagar em Portugal em 2005.

14 mil milhões de Euros é suficiente para comprar uma ilha e criar nela um novo país, se metade dessa quantia tivesse sido paga o défice poderia já ter sido coberto. 14 mil milhões de Euros financiavam a recuperação e reconstrução de todas as estruturas em Portugal que necessitassem de intervenção e seria mais que suficientes para modernizar as escolas, hospitais e restantes edifícios públicos.
Vou ser um bocadinho cínico e dizer que a larga maioria desta quantia deveria ter sido paga não pelas PMEs, nem por pessoas de rendimentos baixos e médios, mas sim pelas maiores empresas de Portugal, pelas que estão cotadas na bolsa, pelas que são privilegiadas pelo governo e pelas autarquias [e que chegam a atropelar concursos públicos] e que fazem parte de uma coroa decadente que compõe a maior parte da chamada "elite" portuguesa.

Click Here