11.8.08

Geórgia - Rússia, mais uma actualização

A era da informação é mesmo boa, não acham?

Nas Nações Unidas, EUA e Rússia trocam acusações acerca da intervenção russa na Geórgia. Enquanto o representante da Rússia afirma que a acção do seu país é legítima e que se destina apenas a proteger civis e militares russos na Ossétia do Sul, o representante dos EUA acusa a Rússia de pretender mudar o regime na Geórgia.

Não seria a primeira vez que a Rússia tenta mudar um regime que não lhe agrada, sobretudo quando a resposta russa vem sob a forma de "Por vezes, alguns líderes democráticos cometem actos que resultam am problemas graves para o seu país" (...) "Há líderes que se tornam obstáculos. Às vezes, esses líderes precisam de reflectir acerca da sua utilidade para o seu povo." Outra coisa em que a Rússia tem bastante experiência é em determinar o que é ou não é bom para vários povos.

Claro que a resposta russa à acusação norte-americana de que Moscovo estaria a criar uma campanha de terror na Geórgia só poderia ser uma - é inaceitável vindo de um país cujas acções na Sérvia, Afeganistão e Iraque são bem conhecidas. Ou seja, uma vez que os EUA estiveram envolvidos em campanhas militares que não tinham razão de existir, a Rússia tem carta branca para fazer o que quiser, uma moralidade exemplar para o Mundo, não haja dúvida.

Começam também a surgir interrogações sobre quem está ao comando desta situação - Medvedev, o recém-empossado presidente, ou Putin, o ex-presidente e actual primeiro ministro? Aparentemente, parece que Putin é melhor a dizer aos EUA para se afastarem do "quintal" russo.

Entretanto, este artigo do The Guardian coloca o conflito numa lógica mais abrangente do que o transporte de recursos energéticos e insere-a num fundo mais alargado acerca das tentativas de reduzir a influência russa na região, onde se juntam a aproximação da Geórgia a NATO e o recente revés que aquele país sofreu no objectivo de aderir à Aliança Atlântica.

Não sabemos como vai sair a Geórgia de tudo isto - Saakashvili, o presidente da Geórgia que ascendeu ao poder depois da revolta popular contra Eduard Shevernadze em Novembro de 2003 [conhecida como a "revolção das rosas"] e que deu ao país uma forte orientação pró-ocidental pode ser o sacrificado no meio de tudo isto, se o status quo acabar por ser ainda mais desfavorável à Geórgia do que já era antes do dia 7 de Agosto.

Como vai sair a economia georgiana depois de vários ataques russos a algumas estruturas vitais?Quanto tempo será preciso para o país recuperar dos danos sofridos e que ainda vai sofrer? A economia georgiana, apesar de ter crescido bastante nos últimos anos, sofreu um sério abalo quando em 2006 a Rússia impôs um embargo às suas exportações de vinho, um dos produtos mais importantes nas exportações georgianas, sem que fosse dada uma razão muito covincente para tal embargo.

Se o passo seguinte for afastar ainda mais a Ossétia do Sul e a Abecázia da Geórgia e torná-las em repúblicas constituintes da Federação Russa de facto, pondo fim às tentativas georgianas de recuperar a sua integridade territorial, o país sairá muito prejudicado e com a sua credibilidade fortemente abalda - Saakashvili pode começar a pensar em fazer o que a Rússia mais gostaria que ele fizesse, uma vez que esta sua acção irresponsável não vai ter sucesso e os georgianos dificilmente podem esperar que a integração euro-atlântica do país chegue em breve.

Parece também que alguém importante na UE leu o que escrevi acerca da falta de voz da Europa nesta situação - será que vai ser levado até ao fim?

Etiquetas: , , ,


Click Here