31.8.06

31 de Agosto

Hoje acaba o prazo dado pelas Nações Unidas para o Irão suspender o enriquecimento de urânio e evitar uma possível imposição de sanções. Claro que para o Irão, isto é igual a quase nada. Da mesma forma que o Irão ignora virtualmente tudo o que lhe é dirigido, os EUA encontram-se num buraco negro sem grandes perspectivas de saída. Depois de se terem afundado no Iraque, onde ainda continuam amarrados a uma guerra civil não assumida, os EUA não conseguem fazer a sua palavra chegar a Teerão, ao mesmo tempo que quem ocupa a cadeira do poder no Irão repete a mesma mensagem pré-gravada, que o Irão tem o direito à tecnologia nuclear. E mais uma vez vemos o cinismo de tudo isto, os iranianos assumem a posição de país muçulmano pobre que apenas está a tentar utilizar tecnologia nuclear para fins civis sem objectivos militares…ao mesmo tempo que realiza testes de mísseis e fornece armas ao Hezbollah.
A União Europeia não sabe ao certo o que fazer. Desejosa de adquirir uma voz respeitável a nível global, não quer repetir as palavras dos EUA, mas também não quer ver o Irão com tecnologia nuclear, enquanto a Rússia e a China afirmam ser contra qualquer sanção, como forma de proteger os seus interesses na república islâmica. O Irão faz o seu papel, quer obter tecnologia nuclear e provavelmente desenvolver armas nucleares como forma de galvanizar o “mundo islâmico” e dar alguma dose de realismo às palavras raivosas do presidente que, sempre que é preciso, agita a bandeira anti-ocidental e nega o holocausto. Como não estamos de forma a alguma a falar de um país semelhante aos que são nossos vizinhos, é bem possível que aquele indivíduo esteja à frente do Irão durante mais uns sete anos, apesar das condições de vida dos iranianos não terem melhorado, em parte porque o seu presidente passa o tempo a lançar pragas ao resto do Mundo e a apresentar o Irão como país mártir, mas por outro lado, naquela região o martírio é apreciado de forma doentia…pode ser que lhe façam esse favor.

1 Comments:

Blogger MoonnooM said...

Não se vai resolver agora este problema ne~m tão brevemente...afinal, um dos objectivos do Irão é aniquilar Israel e tendo armas nucleares é uma clara demonstração de poder na região.
ONU...esqueçam, com direito de veto não vai sair nada do CSONU! E mesmo que saia, ao nível das sanções terá alguma importância para o Presidente? Isso seria dar o braço a torcer...a UE tal como mencionaste tem uma situação delicada com a qual lidar...

Gostei do teu post! O teu blog é o máximo! E smp actualizadissimo, onde arranjast tempo?! lolol *beijinhos*

31 agosto, 2006 17:57  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here