20.8.06

Pelos lados do Irão

Para que o levem a sério, o Irão está a realizar um exercício militar em grande escala, e até testou um novo míssil de médio alcance, preparando-se para uma eventual “acção do inimigo”, ou seja EUA e, sobretudo, Israel.
Afinal, não se promete a erradicação do estado de Israel para depois não se fazer nada quanto ao assunto. Financiar o Hezbollah e outros movimentos terroristas não chega, é preciso o próprio estado fazer algo quanto a isso, terão pensado os grandes ayatollahs, e o que agora vemos é que o Irão abandonou os “complexos” de assumir claramente que deseja o fim dos seus “inimigos” para mostrar orgulhosamente ao ocidente que pelo menos parece estar bem defendido.
Ao mesmo tempo, trata-se de uma forma de galvanizar o mundo árabe e tentar ultrapassar a antiga rivalidade entre iranianos e árabes, que ao longo da história se desprezaram mas que, pela força das circunstâncias, o presidente do Irão trata de recalcar para poder unificar os objectivos do Médio Oriente em torno do fim de Israel.
Parece que as promessas que o elegeram, nomeadamente aquelas que prometiam acabar com a pobreza e melhorar as condições de vida ficaram na gaveta…se o Irão fosse uma democracia, o actual presidente já teria como certa uma derrota nas próximas eleições. Mas não vai acontecer nada disso, se eu estivesse numa posição de poder a nível global, acho que os deixava dizer tudo o que teriam a dizer até que se reduzissem a nada, uma vez que quanto maior for o teatro, menor a substância e menos têm a defender.

Click Here