9.8.08

Geórgia vs Rússia - as últimas informações

Apesar do meu optimismo ingénuo de ontem, hoje parece mais difícil que este enfrentamento entre a Geórgia e a Rússia [aparentemente] devido à Ossétia do Sul venha a terminar brevemente e com o mínimo de vítimas possível.

Podemos viver na chamada "era da informação" mas é muito difícil obter informações isentas sobre o que de facto se está a passar no terreno, quais foram os danos e quantas pessoas foram afectadas. 

De acordo com as notícias de hoje, a cidade georgiana de Gori [localizada fora da Ossétia do Sul] foi bombardeada pela aviação russa e terão sido destruídos edifícios habitados por civis - algo que, a confirmar-se, atira para o caixote as acusações russas de que a Geórgia está a bombardear civis na Ossétia do Sul. 
Outro alvo da Rússia foi o porto do Mar Negro de Poti, que de acordo com alguns relatos, terá sido totalmente destruído. A confirmar-se, será um duro golpe para a economia da Geórgia, já de si fragilizada por anos de corrupção e de instabilidade macroeconómica.
Paralelamente, o jornal russo Kommersant, que é considerado como o menos influenciável pelo Kremlin, relata que os georgianos estão deliberadamente a atacar civis, ajudando as acusações de genocídio por parte da Rússia. Refere ainda que cerca de 2000 pessoas terão morrido em Tskhinvali e nas aldeias ossetes atacadas pela Geórgia. A agência russa Interfax relata que a cidade de Tskhinvali foi totalmente arrasada pelos georgianos e que já não existe.
Entretanto, uma das melhores explicações para esta situação chega-nos através do Jersualem Post, que relaciona os acontecimentos com a política externa russa e a noção de "estrangeiro próximo", além de referir igualmente que a forma como este conflito pode pôr em evidência se o ocidente tem ou não alguma capacidade de influenciar os acontecimentos no Cáucaso.
Numa conferência de imprensa dada hoje nas Nações Unidas, o ministro dos negócios estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, repetiu a posição oficial russa sobre o assunto - que estão a defender cidadãos russos e a impedir que a Geórgia volte a colocar em perigo os "peacekeepers" [sim, as aspas são intencionais] e os civis e ainda aproveitou para realçar a suspeita de que a Ucrânia estaria a fornecer armas à Geórgia, o que na sua opinião seria um verdadeiro perigo.
Entretanto, o oleoduto Baku-Tbilissi-Ceyhan interrompeu o fluxo de petróleo - o que já constitui um ponto positivo para a Rússia. Se a situação se deteriorar ao ponto de o transporte de petróleo por aquela infraestrutura se tornar demasiado perigoso, vários países europeus correm o risco de agravar a sua dependência energética em relação à Rússia - uma forma de Moscovo exercer mais influência sobre a Europa ocidental do que aquela que exercia durante o período bipolar. A Geórgia acusa ainda a Rússia de ter bombardeado o referido oleoduto, mas a acusação ainda não foi confirmada.
E a União Europeia...por onde anda? Onde está uma posição comum dos 27? Onde está uma tentativa de abordar a Geórgia e a Rússia ao mais alto nível? Onde está um plano e uma proposta de uma missão europeia de manutenção da paz na região? Este silêncio não se pode justificar apenas por ser sábado...Se não existir uma posição sólida e respeitável da UE em relação a esta situação, dificilmente a União poderá ser levada a sério em futuras crises internacionais, uma vez que nem é capaz de agira quanto a uma que fica a algumas centenas de quilómetros do seu território.
Ah, e na Abecázia os separatistas parecem estar a tentar ganhar território com o deslocar do esforço militar georgiano para a Ossétia do Sul. Há algumas horas atrás, houve relatos não confirmados de que estariam a ter apoio aéreo por parte da Rússia - se for verdade, mostra que Moscovo não tem interesse nenhum em simplesmente proteger os seus cidadãos [aos quais foi concedida cidadania russa por interesse].
Talvez isso explique porque razão o Conselho de Segurança não consegue chegar a acordo nem sequer quanto a um simples apelo ao cessar-fogo, sendo a Rússia um membro permanente, basta exercer o seu direito de veto.
Algo me diz que vamos ter um mês de Agosto animado...

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Very good article! We will be linking to this particularly great article
on our site. Keep up the great writing.

Here is my weblog Outcall massage London, Www.twistedfantasydating.com,

06 agosto, 2014 20:17  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here