Apesar do meu optimismo ingénuo de ontem, hoje parece mais difícil que este enfrentamento entre a Geórgia e a Rússia [aparentemente] devido à Ossétia do Sul venha a terminar brevemente e com o mínimo de vítimas possível.
Podemos viver na chamada "era da informação" mas é muito difícil obter informações isentas sobre o que de facto se está a passar no terreno, quais foram os danos e quantas pessoas foram afectadas.
Numa conferência de imprensa dada hoje nas Nações Unidas, o ministro dos negócios estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, repetiu a posição oficial russa sobre o assunto - que estão a defender cidadãos russos e a impedir que a Geórgia volte a colocar em perigo os "peacekeepers" [sim, as aspas são intencionais] e os civis e ainda aproveitou para realçar a suspeita de que a Ucrânia estaria a fornecer armas à Geórgia, o que na sua opinião seria um verdadeiro perigo.
E a União Europeia...por onde anda? Onde está uma posição comum dos 27? Onde está uma tentativa de abordar a Geórgia e a Rússia ao mais alto nível? Onde está um plano e uma proposta de uma missão europeia de manutenção da paz na região? Este silêncio não se pode justificar apenas por ser sábado...Se não existir uma posição sólida e respeitável da UE em relação a esta situação, dificilmente a União poderá ser levada a sério em futuras crises internacionais, uma vez que nem é capaz de agira quanto a uma que fica a algumas centenas de quilómetros do seu território.
Algo me diz que vamos ter um mês de Agosto animado...
Etiquetas: Cáucaso, Geórgia, Ossétia do Sul, Rússia
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home