9.8.08

Geórgia vs Rússia - as últimas informações

Apesar do meu optimismo ingénuo de ontem, hoje parece mais difícil que este enfrentamento entre a Geórgia e a Rússia [aparentemente] devido à Ossétia do Sul venha a terminar brevemente e com o mínimo de vítimas possível.

Podemos viver na chamada "era da informação" mas é muito difícil obter informações isentas sobre o que de facto se está a passar no terreno, quais foram os danos e quantas pessoas foram afectadas. 

De acordo com as notícias de hoje, a cidade georgiana de Gori [localizada fora da Ossétia do Sul] foi bombardeada pela aviação russa e terão sido destruídos edifícios habitados por civis - algo que, a confirmar-se, atira para o caixote as acusações russas de que a Geórgia está a bombardear civis na Ossétia do Sul. 
Outro alvo da Rússia foi o porto do Mar Negro de Poti, que de acordo com alguns relatos, terá sido totalmente destruído. A confirmar-se, será um duro golpe para a economia da Geórgia, já de si fragilizada por anos de corrupção e de instabilidade macroeconómica.
Paralelamente, o jornal russo Kommersant, que é considerado como o menos influenciável pelo Kremlin, relata que os georgianos estão deliberadamente a atacar civis, ajudando as acusações de genocídio por parte da Rússia. Refere ainda que cerca de 2000 pessoas terão morrido em Tskhinvali e nas aldeias ossetes atacadas pela Geórgia. A agência russa Interfax relata que a cidade de Tskhinvali foi totalmente arrasada pelos georgianos e que já não existe.
Entretanto, uma das melhores explicações para esta situação chega-nos através do Jersualem Post, que relaciona os acontecimentos com a política externa russa e a noção de "estrangeiro próximo", além de referir igualmente que a forma como este conflito pode pôr em evidência se o ocidente tem ou não alguma capacidade de influenciar os acontecimentos no Cáucaso.
Numa conferência de imprensa dada hoje nas Nações Unidas, o ministro dos negócios estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, repetiu a posição oficial russa sobre o assunto - que estão a defender cidadãos russos e a impedir que a Geórgia volte a colocar em perigo os "peacekeepers" [sim, as aspas são intencionais] e os civis e ainda aproveitou para realçar a suspeita de que a Ucrânia estaria a fornecer armas à Geórgia, o que na sua opinião seria um verdadeiro perigo.
Entretanto, o oleoduto Baku-Tbilissi-Ceyhan interrompeu o fluxo de petróleo - o que já constitui um ponto positivo para a Rússia. Se a situação se deteriorar ao ponto de o transporte de petróleo por aquela infraestrutura se tornar demasiado perigoso, vários países europeus correm o risco de agravar a sua dependência energética em relação à Rússia - uma forma de Moscovo exercer mais influência sobre a Europa ocidental do que aquela que exercia durante o período bipolar. A Geórgia acusa ainda a Rússia de ter bombardeado o referido oleoduto, mas a acusação ainda não foi confirmada.
E a União Europeia...por onde anda? Onde está uma posição comum dos 27? Onde está uma tentativa de abordar a Geórgia e a Rússia ao mais alto nível? Onde está um plano e uma proposta de uma missão europeia de manutenção da paz na região? Este silêncio não se pode justificar apenas por ser sábado...Se não existir uma posição sólida e respeitável da UE em relação a esta situação, dificilmente a União poderá ser levada a sério em futuras crises internacionais, uma vez que nem é capaz de agira quanto a uma que fica a algumas centenas de quilómetros do seu território.
Ah, e na Abecázia os separatistas parecem estar a tentar ganhar território com o deslocar do esforço militar georgiano para a Ossétia do Sul. Há algumas horas atrás, houve relatos não confirmados de que estariam a ter apoio aéreo por parte da Rússia - se for verdade, mostra que Moscovo não tem interesse nenhum em simplesmente proteger os seus cidadãos [aos quais foi concedida cidadania russa por interesse].
Talvez isso explique porque razão o Conselho de Segurança não consegue chegar a acordo nem sequer quanto a um simples apelo ao cessar-fogo, sendo a Rússia um membro permanente, basta exercer o seu direito de veto.
Algo me diz que vamos ter um mês de Agosto animado...

Etiquetas: , , ,


Click Here