Olissipo
Nos últimos dias fiquei a saber que sou realmente bronco em matéria de tratamento de blogs. Não só consegui atirar com o arquivo e links para o fundo da página, em vez de os ter ao lado dos posts como seria normal de algo chamado "side bar" como não os consigo fazer regressar à posição original! Que raio!
Toda a gente que mora em Lisboa sabe que se há coisa que não falta a esta cidade, são problemas. Eu que moro aqui há 14 anos vejo ruas que ainda têm o pavimento em mau estado, prédios devolutos em zonas históricas (e não-históricas) que por pormenores burocráticos não são restaurados, perda de população todos os anos (em 1989 moravam cerca de 800 000 pessoas em Lisboa, actualmente são cerca de 570 000), falta de civismo de muitos dos seus habitantes, problemas de trânsito e de poluição, abandono de algumas zonas, sem falar na criminalidade que fervilha noutras. Enfim, se alguns pontos de Lisboa conseguem colocá-la lado a lado com outras capitais Europeias, outros há que são bem piores. Basta visitar outra capital da mesma dimensão para ver menos de metade dos problemas que referi.
Lisboa ainda consegue juntar a isto tudo o "visual de estaleiro de construção", tal não são as obras que por aqui se fazem, ou não se fazem, caso do Túnel do Marquês. A verdade é que há sítios em Lisboa que são muito maus de olhar e de viver. Na última edição do Expresso, é apresentado um plano de renovação urbana para várias zonas de Lisboa, entre as quais a zona de Belém, a Avenida da Liberdade, Santa Apolónia e a Segunda Circular. De acordo com o dito plano, a rede de tranportes em torno de Lisboa permite que se transforme a Segunda Circular numa avenida urbana, ladeada por lojas e estabelecimentos, a deslocação da estação de Santa Apolónia e requalificar a zona em redor, encerrar as faixas laterais da Avenida de Liberdade e preenchê-las com restaurantes e bares abertos por mais tempo, redesenhar a zona entre os Jerónimos, o CCB, a Torre de Belém e o Museu da Electricidade, etc.
Como seria óbvio, fiquei entusiasmado com a ideia e espero que o projecto seja aprovado. No meio de tanta confusão que se passa em Lisboa nada melhor do que ver um plano que propõe uma mudança no actual estado da cidade (uma mudança a sério, leia-se). Há bastantes falhas na infra-estrutura de Lisboa, não só no planeamento da cidade mas também nas construções. Basta dar uma olhadela a alguns locais da zona oriental, os bairros sociais que se fizeram em Chelas e em Marvila não têm razão de existir e tornaram aquele sítio - que é bastante grande - numa zona a evitar.
Embora o dito plano não faça referência ao sítio onde moro, que já é de si suficientemente feio e repelente, é impossível não mostrar o meu apoio pelo projecto. Nada custa mais do que ver esta cidade com tanto potencial a tornar-se num mero destino turístico.
Toda a gente que mora em Lisboa sabe que se há coisa que não falta a esta cidade, são problemas. Eu que moro aqui há 14 anos vejo ruas que ainda têm o pavimento em mau estado, prédios devolutos em zonas históricas (e não-históricas) que por pormenores burocráticos não são restaurados, perda de população todos os anos (em 1989 moravam cerca de 800 000 pessoas em Lisboa, actualmente são cerca de 570 000), falta de civismo de muitos dos seus habitantes, problemas de trânsito e de poluição, abandono de algumas zonas, sem falar na criminalidade que fervilha noutras. Enfim, se alguns pontos de Lisboa conseguem colocá-la lado a lado com outras capitais Europeias, outros há que são bem piores. Basta visitar outra capital da mesma dimensão para ver menos de metade dos problemas que referi.
Lisboa ainda consegue juntar a isto tudo o "visual de estaleiro de construção", tal não são as obras que por aqui se fazem, ou não se fazem, caso do Túnel do Marquês. A verdade é que há sítios em Lisboa que são muito maus de olhar e de viver. Na última edição do Expresso, é apresentado um plano de renovação urbana para várias zonas de Lisboa, entre as quais a zona de Belém, a Avenida da Liberdade, Santa Apolónia e a Segunda Circular. De acordo com o dito plano, a rede de tranportes em torno de Lisboa permite que se transforme a Segunda Circular numa avenida urbana, ladeada por lojas e estabelecimentos, a deslocação da estação de Santa Apolónia e requalificar a zona em redor, encerrar as faixas laterais da Avenida de Liberdade e preenchê-las com restaurantes e bares abertos por mais tempo, redesenhar a zona entre os Jerónimos, o CCB, a Torre de Belém e o Museu da Electricidade, etc.
Como seria óbvio, fiquei entusiasmado com a ideia e espero que o projecto seja aprovado. No meio de tanta confusão que se passa em Lisboa nada melhor do que ver um plano que propõe uma mudança no actual estado da cidade (uma mudança a sério, leia-se). Há bastantes falhas na infra-estrutura de Lisboa, não só no planeamento da cidade mas também nas construções. Basta dar uma olhadela a alguns locais da zona oriental, os bairros sociais que se fizeram em Chelas e em Marvila não têm razão de existir e tornaram aquele sítio - que é bastante grande - numa zona a evitar.
Embora o dito plano não faça referência ao sítio onde moro, que já é de si suficientemente feio e repelente, é impossível não mostrar o meu apoio pelo projecto. Nada custa mais do que ver esta cidade com tanto potencial a tornar-se num mero destino turístico.
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