4.8.05

Os piores momentos do Século XX - Momento XVII: O genocídio do Ruanda, 1994



Em Abril de 1994 começou um genocídio que durou mais de três meses e que chocou o Mundo, pelas suas dimensões e pela impunidade com que ocorreu. No Ruanda, pequeno país na região dos Grandes Lagos, as tensões étnicas eram comuns desde a colonização Belga iniciada em 1916 e que determinou a diferenciação entre hutus e tutsis, apesar de não apresentarem diferenças entre si.

Estas tensões subsistiram após a independência em 1962 e vieram ao de cima na sua forma mais cruel em Abril de 1994 após o assassinato do presidente Ruandês. O homicídio não foi totalmente esclarecido mas constituiu a última etapa para que se iniciasse o genocídio, perpetrado pela maioria hutu contra a minoria tutsi e que mobilizou mais de 30 000 pessoas por todo o país, envolvidas em homicídios em grande escala e massacres de todos os tutsis e hutus que a eles se opusessem.

Contribuindo ainda mais para a tragédia em curso, não houve intervenção exterior, quer por parte das Nações Unidas que retiraram os seus capacetes azuis após dez dos seus membros terem sido assassinados, quer por parte de países que teriam capacidade para intervir, como os EUA, o Reino Unido ou a França. É impossível de explicar porque é que o genocídio aconteceu mas após 100 dias, o número de mortos ascendia a 800 000, algo impossível de calcular.

Este acontecimento constitui o último na minha série "Os piores momentos do século XX", felizmente não encontrei outros momentos que merecessem a "honra" de figurar nesta lista. Outros acontecimentos poderiam ter entrado mas foram incluídos num contexto mais alargado, como o genocídio Arménio, o massacre de Nanquim, o pacto de Munique, o Holocausto e o massacre de Srebrenica. Serão sempre discutíveis sobre se deveriam ou não ter figurado nesta lista.


Click Here