2.8.05

Os piores momentos do Século XX - Momento XVI: Desagregação da Jugoslávia, 1991-95



Em 1991 teve início um conflito que resultou no maior número de baixas e de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial e que mergulhou uma região inteira num pesadelo durante quase toda a década.
As tensões étnicas na Jugoslávia haviam subido de intensidade e eslovenos, croatas, bósnios, sérvios, macedónios e montenegrinos reivindicavam o direito à independência da sua respectiva república, até então parte integrante da Federação Jugoslava. Rapidamente, os nacionalismos extremistas e fundamentalismos religiosos vieram ao de cima e todo um povo que coexistia pacificamente num único estado soberano mostrava agora intenções de se separar e mesmo de expulsar e assassinar os seus vizinhos por terem outra origem ou outra religião.
Foi o que aconteceu na Croácia em 1991 e na Bósnia em 1992, após a intervenção das tropas federais para salvaguardarem a unidade do estado Jugoslavo mas que acabou por favorecer as aspirações dos extremistas Sérvios nos dois territórios que pretendiam expandir o território da Sérvia à custa dos seus vizinhos.
Por sua vez, os nacionalistas Croatas empreenderam uma campanha contra os Sérvios e os Bósnios Muçulmanos tomaram parte em campanhas contra Sérvios e Croatas, criando assim uma situação de anarquia potenciada pelos líderes extremistas que a provocaram. O mais mediático acabou por ser o cerco de Sarajevo e o massacre de Srebrenica, mas foram cenários que se repetiram por grandes extensões de território da antiga Jugoslávia.
Por ter representado o pior conflito da Europa em quase 50 anos e por ter posto em evidência que um país pacífico e desenvolvido como o era a Jugoslávia pré-1991 pode resvalar para um conflito generalizado no qual mais de 250 000 pessoas perderam a vida, a dissolução da Jugoslávia entrou para esta lista.

Click Here