31.7.05

Os piores momentos do Século XX - Momento XV: Chegada ao poder dos Khmers Vermelhos, 1975


Em Abril de 1975, teve início um dos regimes que representou o pior possível para o seu povo e para a Humanidade. Os Khmers Vermelhos entravam em Phnom Penh e davam início à sua desastrosa governação.
Liderados por Pol Pot, o projecto dos Khmers Vermelhos pretendia recomeçar a sociedade cambojana a partir do "ponto zero" com o objectivo de eliminar as diferenças existentes no país, atingindo assim uma revolução contínua. Consideravam também que todas as pessoas que pudessem ter contactado com qualquer princípio oposto a esta premissa eram uma ameaça e deveriam ser executadas, e assim foi com mais de um milhão de pessoas que foram consideradas "inimigos do estado" simplesmente por viverem em cidades, terem qualificações, possuírem bens materiais ou desempenharem actividades profissionais que não a agricultura.
Imediatamente após a sua chegada ao poder, os Khmers Vermelhos iniciaram a evacuação em massa das cidades para o campo, de forma a que a totalidade da população do país fosse composta por camponeses sem instrução e atingisse a auto-suficiência alimentar. Obviamente que o resultado foi catastrófico, milhares de pessoas morreram de fome, de sede e afectadas pelas doenças que contraíam nos campos, devido à inexistência da medicina. Aliás, todos os vestígios de uma sociedade moderna foram eliminados pelo governo de Pol Pot na sua procura da "sociedade sem classes".
Não é certo qual o número de vítimas do regime de Pol Pot, mas as estimativas variam entre um milhão e um milhão e meio, mais de 20% da população do Camboja. Simultaneamente, Pol Pot foi apoiado pela China e não sofreu tentativas de derrube por parte dos EUA, pelo contrário, a superpotência aproveitou-se de facto de o Camboja ter um governo anti-Vietname ao lado do território de onde os soldados Americanos haviam sido retirados sem glória.
No final de 1978, uma invasão vietnamita pôs fim ao regime e Pol Pot juntamente com os seus fiéis seguidores retiraram-se para a selva prosseguindo uma guerrilha contra as tropas do Vietname. Em 1997, Pol Pot que se encontrava desaparecido da vida pública há 19 anos, foi colocado sob prisão domiciliária pelos seus guardas e no ano seguinte morreu sem nunca ter sido verdadeiramente julgado e condenado pelo seu regime.

Click Here