29.7.05

Os piores momentos do Século XX - Momento XIII: Golpe militar no Chile, 1973


A 11 de Setembro de 1973, um golpe militar derrubava o presidente chileno Salvador Allende e colocava no poder uma junta militar presidida pelo general Augusto Pinochet.
Allende havia sido democraticamente eleito em 1970 e o seu governo estava a empreender uma estratégia inspirada pelo socialismo que levou a um descontentamento generalizado de vários sectores da sociedade chilena. Os problemas levantados pela experiência socialista atingiram as empresas Americanas e a Igreja Católica chilena, que condenavam a orientação do governo de Allende.
Em 1973, a experiência terminou da pior maneira, não nas urnas mas com um golpe militar violento, co-financiado pelos EUA (cerca de mil milhões de dólares, com a aprovação do Congresso) com o intuito de salvaguardar os interesses dos EUA no Chile e evitar que o país se tornasse um satélite da URSS. Uma vez no poder, os militares aplicaram um regime de terror, no qual as torturas iam além do imaginável, os desaparecimentos eram comuns e as detenções sem culpa formada podiam atingir qualquer pessoa. Simultaneamente, o mercado Chileno era liberalizado ao máximo, permitindo às multinacionais americanas o acesso quase total ao país. Pinochet apenas saíria do poder por vontade própria em 1990 e mantém o estatuto de senador vitalício.
Em 1998 foi colocado sob prisão por ordem do juíz espanhol Baltazar Garzón quando se encontrava em Londres mas os sucessivos adiamentos e as alegações de "demência vascular leve" imnpediram que o julgamento se desenrolasse. Tudo indica para que seja mais um criminoso que irá eventualmente morrer sem nunca responder pelos seus crimes.

Click Here