18.7.05

Os piores momentos do Século XX - Momento VI: Hitler chega ao poder, 1933


Em 1933, Hitler ascendeu ao poder da forma menos natural possível que um líder totalitário tem de subir ao posto máximo de um estado, através de eleições. Foi através do voto popular que os eleitores alemães elegeram o partido nacional-socialista como o a principal força política do Reichstag, abrindo assim os portões do poder a uma ideologia baseada no nacionalismo extremista com base em factores raciais e culturais mas cuja existência na verdade provinha apenas de um evento, ao contrário da estrutura para "mil anos" que o nacional-socialismo pretendia implantar na Alemanha e na Europa.
Estava assim iniciada uma das piores eras da história Europeia, durou apenas doze anos mas foi suficiente para destruir um continente, deslocar milhões de pessoas e redefinir diametralmente a ordem em vigor, bem como alterar de forma irreversível o panorama global. Dentro e fora da Alemanha, milhões de pessoas foram afectadas pela eleição de Adolph Hitler como chanceler da Alemanha. Quase todos os estados e povos Europeus foram vitímas da agressão da sua "grande Alemanha" e num momento ou noutro, todos os países Europeus chegaram a temer pela sua existência.
O principal responsável directo pela II Guerra Mundial acabou por se suicidar em Abril de 1945, face às evidências do desenrolar da guerra a favor dos Aliados e para evitar que o seu corpo caísse nas mãos do Exército Vermelho.

Click Here