16.7.05

Os piores momentos do Século XX - Momento IV: Estaline ascende à liderança da URSS, 1924


Após a Revolução de Outubro de 1917 e o conflito interno que se lhe seguiu, foi criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, um regime baseado numa associação de estados socialistas dotados de uma assembleia (soviete) que respondiam perante o soviete supremo em Moscovo, a nova capital do novo estado. O rosto mais aclamado da Revolução era Vladimir Ilitch Ulianov, mais conhecido como Lenine, mas dentro dos Bolcheviques havia outros indivíduos que planeavem a sua ascenção, o mais perigoso de todos, Jossif Vissarionovitch Djugatchvilli, mais conhecido como Estaline.
O estado de saúde de Lenine não lhe permitia, já no início da década de 1920, assegurar o cumprimento das suas funções, pelo que se tornou necessário criar a figura do Secretário Geral do partido, posição para a qual Lenine recomendou Estaline, até então Secretário das Nacionalidades. Estava-se no período do comunismo de guerra, em pleno conflito entre o Exército Vermelho e o Exército Branco, antigo exército da Rússia Czarista. O posto de Secretário-Geral trouxe a Estaline um poder inimaginável sobre a população e sobre os membros do partido que rapidamente sofreram os seus métodos totalitários e repressivos. A sua reputação chegou a tal nível que o próprio Lenine, já afectado por uma paralisia nos últimos anos da sua vida, recomendou secretamente a Trotsky o seu afastamento e substituição por alguém mais tolerante, mais democrático e com melhor relacionamento com os restantes membros do partido. Contudo, a mensagem fora interceptada e Estaline passou a ver Lenine e Trotsky como seus inimigos.
Em 1924, Lenine morreu e o caminho estava aberto para Estaline se tornar no novo homem forte da União Soviética. Embora inicialmente tenha mantido a Nova Política Económica lançada por Lenine em 1922 e que consagrava às pequenas empresas o direito de inciativa privada e de participação num regime económico relativamente livre ao serviço do socialismo que contribuiu para a criação de uma classe detentora de riqueza, os kulaks, as suas medidas totalitárias não se fizeram esperar. Em 1927 dissolve a NPE e empreende a colectivização forçada das propriedades agrícolas e industriais. Todos os membros do partido são obrigados a prestar-lhe lealdade, o processo de votação dentro do partido fora alterado para que se certificasse que todos os delegados estavam consigo, foram lançadas as bases da polícia política que mais tarde se tornaria o KGB e construídos os gulags, campos de prisioneiros para onde eram enviados os dissidentes políticos. As mobilizações forçadas de pessoas foram outra das suas marcas, contribuindo para as deslocações e desenraízamento de milhões de cidadãos de origens étnicas diferentes por todo o território Soviético e que ainda hoje marca a realidade das antigas Repúblicas Soviéticas.
A sua única derrota pesada sofreu-a em 1953, aquando da sua morte. Durante os seus 29 anos de liderança, a URSS construiu uma pesada máquina militar e um poderoso sector industrial, deixou de ser uma experiência revolucionária para ser um país respeitado e temido, desenvolveu ambições imperialistas na Europa e no Mundo, assinou um pacto de não-agressão com a Alemanha nazi, quebrou-o aquando da invasão de Hitler em 1941, entrou na II Guerra Mundial ao lado dos aliados, foi tratada como se de uma democracia ocidental se tratasse pelos EUA, conseguiu engolir metade da Europa sob a sua esfera de influência, bem como a metade norte da península da Coreia, desenvolveu armas nucleares e tornou-se numa superpotência após 1945.

Click Here