15.7.05

Os piores momentos do Século XX - Momento III: Assinatura do Tratado de Versailles, 1919


Após quatro anos de guerra, as facções beligerantes assinaram um armistício em Novembro de 1918 e a 28 de Junho de 1919 foi assinado em Versailles o tratado que iria pautar a paz de que a Europa se via privada desde 1914. O documento foi orientado por uma premissa bastante redutora: a Alemanha foi a responsável pela guerra, logo, deve ser severamente punida. Sobretudo devido a imposições da França, representada por Clemenceau na assinatura do Tratado, a Alemanha viu-se amputada de territórios que havia adquirido após a guerra Franco-Prussiana de 1871 - Alsácia, Lorena - e perdeu ainda territórios para as recém-formadas Polónia e Checoslováquia. Foi ainda aplicada uma pesada penalização sob a forma de indemnizações aos aliados, que a Alemanha teve de pagar dos seus cofres e devido à falta de preparação e de verbas, a jovem República de Weimar viu-se engolida por uma crise económica gigantesca, representada pela queda do valor dos bens e dos activos financeiros e uma hiperinflação que superou os 30000%, valor absolutamente incompreensível, acompanhada pela revolta social e instabilidade.
Simultaneamente, foram criados novos estados à custa de outros, populações foram, mais uma vez, deslocadas e não houve qualquer visão de longo-prazo por parte dos que redigiram o Tratado. A forma como a Alemanha foi tratada revelou uma falta de discernimento e descuido, bem como populismo e revanchismo dos que permitiram que tal acontecesse. Só indivíduos sem qualquer capacidade de raciocínio não seriam capazes de antever a ascensão do nacional-socialismo poucos anos depois, e mais uma vez demonstraram ser incapazes de lidar com a ameaça que pairava sob a Europa. Enquanto a Alemanha estava fraca e necessitava de ajuda, foi repreendida e humilhada. Quando esta era já uma potência com pretensões a dominar o continente, foi apaziguada e presenteada pelas democracias Europeias.
O Tratado de Versailles constituiu assim um dos erros políticos mais clamorosos da História, sobre como não se deve elaborar um tratado de paz e de como não deve ser tratado o lado vencido.

Click Here