24.9.07

Sabedoria de Confúcio

Contrariamente ao que aconteceu em Portugal, onde por motivos "óbvios" nenhum membro do governo se mostrou disposto a receber o Dalai Lama, na Alemanha a chanceler Angela Merkel não viu motivos suficientemente óbvios para fazer como o seu colega português, e recebeu o homem que venceu o Prémio Nobel da Paz em 1989. Como podem ver na notícia, até George W. Bush já se encontrou com ele.

Mesmo assim, caiu uma chuva de protestos por parte de Pequim, que nem sequer foi ao ponto de censurar os insultos que se faziam à chanceler alemã na internet. No entendimento português, Angela Merkel deve ser uma tapada que não vê a importância do óbvio.

Assim sendo, e com base no que foi dito aqui e no que sabemos sobre a situação, vou buscar inspiração a Confúcio, para utilizar uma figura conhecida na China e no ocidente, para enviar uma mensagem universal, quer às autoridades chinesas por se mostrarem tão determinadas nas suas tentativas de atingirem o estatuto de super-potência, quer às autoridades portuguesas por fazerem todos os possíveis para serem uns bons parceiros dessa futura super-potência e assegurar uma relação produtiva com Pequim durante o século XXI. Esta mensagem de forte componente gráfica e de alcance universal é para vocês.



Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

Blogger razio said...

Estranho esse apoio a teocracias por parte da Alemanha. Quem vir esse nobre senhor do Tibete arrisca-se a pensar que nesse território não se vivia na mais pura miséria e ditadura do clero.

Eu não sou contra tecracias, desde que não sejam no meu país. Mas daí até apoiar esse tipo de regime vai alguma distância.
Não faço ideia no que irá pela cabeça de quem é pela laicidade do Estado e defende de forma fundamentalista a liberdade. Pelos vistos nada disso conta quando são os pobrezinhos monges do Tibete.

26 setembro, 2007 19:54  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here