10.7.05

London...still

Mário Soares defende que os atentados de Londres ocorreram devido ao desespero dos seus perpetradores e apela à comunidade internacional que veja essa condição como forma de evitar futuros ataques terroristas aos países ocidentais. Por sua vez, no Expresso, João Pereira Coutinho opõe-se à opinião do antigo PR e considera os terroristas como manifestação de um "mal" com o qual não pode haver diálogo. Outros ainda culpam a intervenção Americana no Iraque pelos atentados...

Seja onde for, ainda não vi a minha ideia a ser defendida. Que estes atentados fazem parte de desíginios geopolíticos e económicos, assentes na manipulação de factores como a pobreza, o reduzido índice de educação, as desigualdades na distribuição de riqueza e a presença ocidental no Médio Oriente, bem como o apoio dos EUA a Israel. Não se trata de forma alguma de um apelo à comunidade internacional para que se aperceba da pobreza e da miséria que afectam tantas pessoas ou da humilhação a que vários povos estão sujeitos. Trata-se de realpolitik pura e simples, de uma invenção ocidental utilizada contra os seus próprios sistemas por parte de indivíduos abastados e poderosos que não podiam estar menos afectos pelas situações contra as quais as acções que fomentam pretendem, na opinião do senhor Soares, chamar a atenção.
Quando verei eu a minha ideia, ou algo que a ela se aproxime, a ser afirmado por algum perito no assunto ou por uma voz reconhecida? Será que vou ter eu de atingir esse estatuto para que finalmente a minha opinião possa ter algum valor?

Click Here