13.7.05

Os piores momentos do Século XX - Momento I: Domingo Sangrento, S. Petersburgo 1905




Em Janeiro de 1905, uma multidão pacífica dirigiu-se ao Palácio de Inverno em S.Petersburgo, capital do Império Russo fundada por Pedro, o Grande em 1703, num protesto não violento, apelando ao Czar, Nicolau II, por uma melhoria das condições de vida.

"Nós, os trabalhadores e habitantes de S. Petersburgo, as nossas mulheres, os nossos filhos e os nossos pais, homens e mulheres idosos e abandonados, dirigimo-nos a vossa alteza, nosso governante, em busca de justiça e protecção. Somos pedintes, somos oprimidos e sobre-carregados com trabalho, somos insultados, somos tratados não como seres humanos mas como escravos. Chegou a hora em que a morte parece melhor do que o prolongamento do nosso sofrimento intolerável. Buscamos aqui a nossa salvação. Não recusais a ajuda ao vosso povo. Destrua-se a barreira entre vossa alteza e o vosso povo"
Assim era o manifesto da população que se dirigiu ao palácio. À sua espera os guardas imperiais armados, frente-a-frente à população, abriram fogo sobre os manifestantes. Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram. As autoridades colocaram o limite nos cem, mas o verdadeiro número foi muito mais elevado, face aos relatos de soldados que deitaram corpos ao mar. A partir deste momento, a Rússia não seria mais a mesma. Estava aberto o caminho para o final do regime Czarista e o crescimento dos movimentos revolucionários tornou-se imparável. O Czar nunca mais foi respeitado pelo povo e apesar da criação de uma assembleia representativa meses depois - a Duma - o final da monarquia Russa tornou-se uma questão de tempo. Doze anos depois, os bolcheviques atacaram as instituições do poder, com o apoio dos militares, derrubando o governo provisório instaurado pela Revolução de Fevereiro.

Click Here