29.6.05

Zivot Je Cudo

Finalmente vi "A Vida é um Milagre" de Emir Kusturica! Há já algum tempo que esperava vê-lo, afinal, adorei o "Underground" e tinha grandes expectativas em relação ao seu último filme. "Zivot Je Cudo" é sem dúvida uma obra do mesmo artista de "Underground", as bandas de música são omnipresentes [o próprio realizador contribuiu para a banda sonora do filme], os animais também e os delírios das personagens marcam o desenrolar da história. Uma comédia negra ou talvez uma história tragicómica, retrato do início de uma guerra que ninguém venceu e onde todos foram derrotados, na qual cada personagem é um caso à parte, onde encontramos por toda a parte pequenas referências e metáforas que, apesar do tom cómico do filme, demonstram toda a tragédia que a fragmentação da Jugoslávia representou para os seus habitantes, incluindo o realizador, natural de Sarajevo. Não é por acaso que se encontram ursos na aldeia ou uma burra que se recusa a sair do caminho-de-ferro.
Mais do que um registo cinematográfico, "Zivot Je Cudo" é uma grande lição de vida [olha que novidade...] em situações de tensão extrema, como aquela de uma guerra que por motivos políticos, opõe Sérvios a Croatas a Muçulmanos, conflito ainda hoje mal clarificado. Está também presente a ignorância dos estrangeiros em relação ao conflito, bem representada na jornalista metediça que confunde o lado de Milos Djukic com o lado antagónico, bem como a perturbação psicológica de um conflito sem razão de existir, num país que se segundo se diz, também nunca teve razão de existir.
Pode-se dizer que embora haja um cliché inerente ao filme [uma história de amor entre duas pessoas de lados aparentemente diferentes], esta obra não é de maneira nenhuma prejudicada, antes beneficiada por este, que realça a própria mensagem de Kusturica sobre o conflito. Trata-se de uma bela obra cinematográfica, muito além do entretenimento ou do comum guião que torna tantos filmes em produtos cinzentos. Será que a indústria de Hollywood não seria capaz, em capacidade e vontade, entenda-se, de produzir algo como isto?

Click Here