17.10.07

Turquia no Iraque?

Tudo indica que estamos próximos de uma entrada de tropas turcas no Iraque com o objectivo de perseguir os guerrilheiros do PKK que se refugiam no Curdistão iraquiano. O parlamento turco prepara-se para se pronunciar sobre o assunto e o resultado mais esperado é a aprovação, o que levanta sérias preocupações a nível global.

Tratando-se o Curdistão iraquiano da área mais estável do Iraque, a entrada de tropas turcas iria contribuir para desestabilizar a totalidade do país e criar mais uma frente de conflito no já conflituoso Médio Oriente. Em circunstâncias normais, talvez passasse mais despercebido - afinal, um Estado tem o direito de se defender, dentro dos limites legais.

Os EUA não gostam [nada] da ideia, mas depois da aprovação de uma moção na Câmara dos Representantes em Washington que reconhece o genocídio arménio, perderam bastante respeito aos olhos da Turquia - ainda que George W. Bush tenha tentado mostrado que não concorda com a dita moção. Convém ainda lembrar que a Turquia é um aliado vital para os EUA na região e que estes nunca poderiam manter a actual presença no Médio Oriente se não fosse o apoio da Turquia, nada disto abona a favor de Washington.

Embora já tenha sido reconhecido que a entrada de tropas turcas no Iraque não está iminente, basta a perspectiva de mais um interveniente no Iraque, e logo na região por onde é exportado o petróleo, para provocar arrepios na espinha de muita gente - e a [possível] consequência imediata foi a subida do preço do petróleo para valores históricos nas duas principais praças onde ele se negoceia. Mais uma demonstração de como eventos numa região que a maior parte das pessoas desconhece podem influenciar o quotidiano.

Etiquetas: , , , ,


Click Here