19.6.06

Novo estatuto da Catalunha

Porque razão tantas pessoas em Espanha ficaram tão preocupadas com o referendo ao estatuto da Catalunha? Estava já na altura de tomarem consciência que os sentimentos nacionalistas de muitos cidadãos espanhóis que falam outra língua são mais fortes do que os sentimentos de identificação com um ponto comum e que esta é a consequência natural de um século XX bastante conturbado, quer para a região, quer para o estado onde se insere.
Há quem refira que este será o princípio do fim da Espanha como a conhecemos. Não sei se a Espanha vai durar até ao fim do presente século, mas se o estado espanhol não conseguir reunir as regiões autónomas em torno de uma identidade comum, é bastante provável que outras regiões [nem me refiro ao Euskadi] comecem a aspirar a voos mais altos, nomeadamente autonomia alargada. A Catalunha vai passar a ser, juntamente com o Euskadi, uma das regiões mais autónomas da Europa, o que do ponto de vista catalão faz sentido: trata-se de uma das regiões mais desenvolvidas de Espanha, com uma identidade própria e habitada maioritariamente por indivíduos cujas ideias para a sua região divergiram durante muito tempo das ideias de quem ocupou o poder central.
O presente estatuto, apesar de toda a controvérsia que suscitou, nomeadamente se deveria referir-se à Catalunha como uma nação, , conseguiu reunir a oposição da Esquerda Republicana da Catalunha [independentistas] e do Partido Popular [unionistas], porque não ia demasiado longe para uns e porque ia demasiado longe para outros. Acabou por vencer com mais de 70% de votos a favor, mas não creio que as previsões mais fatalistas de fragmentação da Espanha se venham a concretizar, pelo menos tão depressa.

Click Here