14.6.06

Caros visitantes

Através dos meus fiéis contadores, retiro algumas conclusões sobre quem visita este blog e aproveito para deixar alguns comentários e/ou sugestões.
Aparentemente, a maioria dos meus actuais visitantes, cerca de 40%, é oriunda do Brasil. Aqui está o primeiro ponto a realçar, uma vez que a maioria dos artigos deste blog são sobre Portugal e dificilmente são compreendidos por quem não conhece a realidade portuguesa. Mas a internet é um espaço global e, salvo raras excepções, o acesso aos seus conteúdos é livre, pelo menos enquanto a China não detectar alguma ameaça neste blog.
O segundo ponto a realçar, e este sim, mais grave, diz respeito à forma como muitos visitantes vêm cá parar. Se no caso da maioria dos visitantes portugueses, a forma como acabam neste blog resulta de uma pesquisa no Google por tópicos que dizem respeito directamente a Portugal [ou então através de links em comentários que eu deixo em alguns blogs], no caso de muitos visitantes brasileiros, o caso é diferente. Muitos destes visitantes procuram no Google em português por algo que encontrariam muito melhor em inglês.
É assim que vêm cá parar pessoas que procuram por “imagens traje tipico iraniano”, “habitos e costumes da croacia”, “o que levou a separação da servia e monte negro”, “localização da frança” [mais uma vez, esta foi a melhor de todas! É preciso ser-se um grande iluminado para ter de procurar na internet onde fica a França!]…tudo isto consequências do funcionamento do Google e da inépcia dos utilizadores. ah, e eu deixei os erros ortográficos tal e qual como os encontrei. Através da barra de pesquisa, o Google procura pelas palavras pretendidas em toda a página. Significa isto que posso ter escrito uma das palavras num post e a outra pode estar noutro post de há 2 meses atrás, mas o Google vai lá parar de qualquer forma, a menos que o utilizador procure através da Pesquisa Avançada. Os utilizadores que acabam neste blog sem motivo, além de não saberem inglês [porque motivo procuram em português tópicos que mais facilmente se encontram em inglês?], não sabem procurar no Google, uma vez que colocam frases inteiras na barra de pesquisa, em vez de colocarem apenas os pontos mais importantes e alguns vão ao ponto de colocar a sua pesquisa sob a forma de uma pergunta.
A estas pessoas digo isto:
- aprendam a usar o Google!
- procurem em inglês!
- se não sabem inglês, aprendam! É a língua dominante no ciberespaço e se vocês querem movimentar-se no ciberespaço sem saber inglês não vão a lado nenhum
Obrigado pela atenção, se é que lhe deram alguma.

Click Here