15.6.06

Finalmente, Suécia, mas...



Depois de quase 180 minutos de infortúnio nos seus dois jogos contra equipas teoricamente mais fracas, a Suécia finalmente marcou um golo e ganhou um jogo no Mundial. O autor da feliz proeza foi Frederik Ljungberg ao minuto 90, uma vez que Larsson estava em noite desfavorável e Ibrahimovic já tinha sido substituído.

A selecção sueca tem agora quatro pontos e está à beira da qualificação para os oitavos-de-final. O seu próximo jogo é com a Inglaterra, orientada pelo conterrâneo Sven Goran Eriksson, e que venceu hoje a Trinidad e Tobago por 2-0, um resultado que não reflectiu de maneira nenhuma o que se viu em campo. Já no primeiro jogo, a Inglaterra não foi além de uma vitória por 1-0 frente ao Paraguai, com um auto-golo do defesa paraguaio, Gamarra. O que vai ganhar um interesse ainda maior é a seguinte situação: os dois primeiros classificados do Grupo B [Inglaterra, Suécia, Trinidad & Tobago, Paraguai] vão enfrentar os dois primeiros classificados do Grupo A, que já está, em parte decidido - Alemanha e Equador.

Estas duas selecções, porém, ainda não jogaram entre si e têm ambas 6 pontos. O que significa isto: Alemanha e Equador jogam no dia 20 de Junho à tarde para decidir o primeiro e segundo lugar do grupo. Suécia e Inglaterra jogam entre si no mesmo dia, 4 horas depois, igualmente para decidir o primeiro e segundo lugar do grupo, enquanto a Trinidad & Tobago ainda tem uma hipótese, caso vença o Paraguai por pelo menos dois golos de diferença e a Suécia perca.

O primeiro classificado do Grupo A, jogará com o segundo classificado do Grupo B, enquanto o primeiro classificado deste último jogará com o segundo classificado do anterior. Uma vez que o Inglaterra - Suécia decorre DEPOIS de ser conhecida a ordem do Grupo A, podemos já antever alguns cenários interessantes:

- Se a Alemanha ficar em segundo lugar, a Inglaterra irá fazer todos os possíveis para vencer a Suécia e jogar os oitavos-de-final com a anfitriã. A rivalidade histórica tem um peso enorme e derrotar a Alemanha em casa seria maravilhoso para a selecção inglesa

- Se o Equador ficar em segundo lugar, a Inglaterra pode sair contrariada. Em primeiro lugar porque jogar com uma selecção sul-americana que não seja o Brasil ou a Argentina tem muito menos peso e mística do que jogar com a Alemanha. Em segundo lugar porque o Equador já marcou cinco golos em dois jogos e ainda não sofreu nenhum, o que demonstra que o terceiro lugar que agarrou na zona de qualificação sul-americana não foi um acidente. Finalmente, se Equador e Alemanha empatarem e a Inglaterra perder com a Suécia, os ingleses irão jogar com os sul-americanos, uma vez que Equador e Alemanha têm o mesmo número de pontos, mas em caso de empate [neste caso, ambos com sete pontos, caso nenhum deles vença] o Equador ficará em primeiro lugar, uma vez que, seja o resultado 0-0, 1-1, 2-2, 3-3, etc, o Equador tem [e terá] o mesmo número de golos marcados que a Alemanha [actualmente 5] mas apresenta uma melhor defesa, uma vez que ainda não sofreu golos, enquanto a Alemanha sofreu dois da Costa Rica.

- Se a Inglaterra vencer a Suécia por, digamos 1-0, e a Trinidad & Tobago vencer o Paraguai por, digamos 2-0 ou 3-0, a selecção das Caraíbas ficará em segundo lugar, uma vez que irá contar com quatro pontos, tal como a Suécia, mas com mais golos marcados.

Por algum motivo, os últimos dois jogos de cada grupo são disputados em simultâneo. Não haja dúvida, vai ser um belo dia para os seguidores do Mundial!


Click Here