3.6.06

Australian factor

Em nome de causas metafísicas e materiais - ou seja, do orgulho e dignidade nacionais e da capacidade que não temos - Portugal e a Austrália protagonizaram um incidente diplomático relacionado com as suas tropas em Timor - Leste, mais concretamente, no pormenor de o comando das forças internacionais residir nas forças australianas, as mais expressivas no país.
Face a isto, a diplomacia portuguesa diz que não, nem hoje nem amanhã. Ou seja, as forças da GNR, 120 indivíduos, nunca ficarão sob comando australiano, segundo afirmou o senhor Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. O facto de a Austrália ser o país com mais militares em Timor - Leste, de ser o país mais importante no contexto da política externa de Timor - Leste, de possuir os meios mais avançados dos países que foram convocados a enviar tropas para Timor - Leste [onde se incluem, além da Austrália e Portugal, a Malásia e a Nova Zelândia]...tudo isso é irrelevante. Não aceitamos colocar os 120 efectivos da GNR sob comando australiano e pronto, como se de uma colónia portuguesa Timor - Leste se tratasse.
Não sei ao certo qual a questão mais importante para a diplomacia portuguesa neste âmbito, até porque a Austrália é, nas palavras do nosso ministro "um país amigo e aliado" e "membro da NATO" [sic], logo, a Aliança Atlântica poderia ser um fórum indicado para discutir esta questão. Não sei ao certo quem escreveu o documento em que o senhor ministro se baseou para fazer estas declarações à imprensa, mas é completamente fútil e desnecessário protagonizar um incidente desta categoria por algo tão trivial como o comando de 120 tropas num país em estado ingovernável.
Se de facto a GNR for enviada para Timor - Leste sem responder perante autoridades estrangeiras, será esperado muito mais destes efectivos, que são militarizados e não uma força militar. Um timorense [que já não me recordo quem era] afirmou que "só a GNR pode impedir uma guerra civil em Timor". Não sei se é verdade mas a partir do momento em que a nossa Guarda Nacional Republicana tem total autonomia no território, a fasquia será colocada nesse limiar elevado.

Click Here