31.5.06

Redes de interacção social - a sociedade é patética

Nos últimos anos, emergiu um fenómeno no ciberespaço como “redes de interacção social” [social nectarina websites] onde os utilizadores elaboram uma página personalizada [dentro dos parâmetros permitidos pelo site] que contém fotografias, vídeos, ficheiros .mp3, opiniões, gostos, comentários e uma série de gostos pessoais. O propósito destes sites, supostamente é “fazer amigos” e manter o contacto com os actuais amigos. Os exemplos mais proeminentes são o MySpace, Hi5 e Orkut, mas existem muitos mais, alguns deles quase que dominados por utilizadores de um único país.
Longe de mim criticar as opções sociais dos seus utilizadores, mas o maior peso da sua existência deve-se ao facto de 95% dos seus utilizadores não saberem como criar uma página web própria e estão assim dependentes do template que o site propõe. Os campos que o site apresenta para serem preenchidos são adequados a miúdos de 14 anos e o nível médio dos páginas personalizadas dos utilizadores assemelha-se a algo escrito por um adolescente semianalfabeto, mesmo que o utilizador em questão tenha 20 anos. O conceito de “amigos” utilizado por estes sites é igualmente estranho, uma vez que abundam utilizadores cuja página exibe “285 amigos”, ou “130 amigos” ou “394 amigos”… Como pode ser humana e socialmente possível uma pessoa ter 285 amigos? E desde quando é que “amigo” se tornou num termo técnico? É óbvio que não o são, é mais uma forma de ostentar uma reputação social inexistente aos seus outros “amigos” e subir mais alguns pontos nos rankings sociais a que os humanos, sobretudo aqueles com menos de 25 anos, dão tanta importância.
O exemplo do MySpace é notório. Nos EUA é considerado como um fenómeno cultural juvenil e qualquer sub-25 “que se preze” tem a sua página no site MySpace.com . Forma de afirmação social? Maneira de exibir as suas opiniões? Janela para a sua personalidade? De maneira nenhuma, é antes uma cortina de fumo que apenas reflecte a grande maioria das acções dos indivíduos em sociedade, ou por acaso de um dia para o outro a população mundial passou a agir com toda a sinceridade?
Ainda mais curioso, é um pequeno mas fulcral pormenor neste site, que aparenta ser o maior dos sites de interacção social: faz parte do grupo News Corporation, cujo director é, nada mais nada menos, do que o multimilionário australiano, Rupert Murdoch, cotada na Bolsa de Nova York e que no ano fiscal de 2005 apresentou quase 24 mil milhões de dólares de lucros. O grupo News Corporation integra jornais - New York Post, The Sun, News of the World, The Times - estúdios de cinema - 20th Century Fox, Fox Television Studios - canais de televisão - Fox, Fox News, Fox Sports, BSkyB [do qual fazem parte os canais da rede Sky], National Geographic Channel - bem como “outros” componentes, onde se incluem o referido MySpace e o site IGN. Um conglomerado global de informação e entretenimento, portanto. Muito distante do que vulgarmente se associa à chamada “cultura juvenil”, ou não?
Será que se a maioria dos utilizadores do MySpace soubesse disto, ainda teriam criado a sua página pessoal naquele site, sabendo que este faz parte de uma galáxia de meios de comunicação com capacidade de influenciar as sociedades onde estão implantados? Estou convencido que não, afinal se existem conceitos que andam de mão dada, são os de “cultura juvenil” e os de “mundo empresarial”, como o nosso dia-a-dia nos demonstra tão bem.
Por último, deixo esta pergunta - se as pessoas são nossas amigas porque reduzimos o nosso contacto com elas através de um site?

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