31.5.06

Blogosfera portuguesa

É apenas uma opinião...

...inteiramente pessoal...

...e que com toda a certeza, vai estar em desacordo com a maioria...

...mas tenho mesmo que a exprimir.

A blogosfera portuguesa não me atrai. Já tentei mas é quase impossível para mim acompanhar alguns dos blogs mais populares escritos por portugueses. Por algum motivo, não consigo gostar deles. Ao visitar um blog português de renome, daqueles que registam pelo menos 100 000 visitas/ano, por exemplo, deparo-me sempre com elementos que me afastam, muito mais do que os elementos que me atraem.
Uma boa parte do conteúdo não é original. Muitos posts consistem numa cópia de um artigo de imprensa seguido de um breve comentário do autor, acompanhado pelas dezenas de comentários "iluminados" onde, em 90% dos quais, pouco mais se diz do que "isto é uma vergonha" ou "só neste país".
Daqui passamos para as "relações incestuosas" entre blogs portugueses. O que significa isto? Coloca links para o meu blog que eu coloco para o teu. Quantas vezes não viram já "hoje o Vista de uma Janela Portuguesa diz isto", ou algo do género "no Ceú Nublado encontrei isto" [os nomes dos blogs são inventados, como é óbvio] e uma boa parte dos posts não têm mais do que 2 ou 3 linhas.
Olhamos para a direita, e vemos cerca de noventa mil links para blogs portugueses, alguns dos quais eu fico incrédulo por existirem. Nenhum blog português que se preze passa sem um link para o Abrupto, Causa Nossa, Bomba Inteligente, Blogame Much, Blogo Existo e por aí fora. Quando eu vejo um volume de links tão avultado fico sempre na dúvida: leram-nos de uma ponta à outra? Ou gostaram do nome? Se realmente os leram de uma ponta à outra, significa que não fazem mais nada o dia inteiro além de ler blogs, nesse caso não têm autoridade moral nenhuma para criticar a sociedade, uma vez que só a conhecem através dos blogs. Se não os leram, são irresponsáveis, porque estão a permitir uma ligação a um site cujo conteúdo vocês desconhecem.
Depois há os blogs que afirmam claramente serem de esquerda ou de direita. Não há mal nenhum nisto [ainda que esquerda e direita não existam, mas conseguem arrastar multidões. Da mesma forma que o deus judeo-cristão não existe mas é invocado por mais de metade da Humanidade], mas estes blogs tornam-se numa espécie de bandeiras dos partidos e onde supostos "iluminados" vêm expor as suas teorias para a salvação do país. Isto para não falar dos blogs dos partidos...esses são piores que os panfletos!
Apesar deste espaço ser um blog escrito em português por um português, sinto orgulho em não pertencer a esse círculo conhecido como "blogosfera portuguesa" do qual fazem parte milhares de blogs insípidos, cinzentos, vazios e desinteressantes. O único pormenor que martela a minha consciência de vez em quando é que enquanto este blog tem cerca de dez visitantes por dia, alguns que não são melhores do que este têm cerca de cinco mil, mas sempre vivemos numa sociedade de consumo... Quanto apostam que se o Abrupto tivesse exactamente o mesmo conteúdo mas um autor que não osse uma figura pública não ultrapassaria as cinquenta visitas por dia?

Click Here