27.5.06

Tigre - Panthera Tigris

Magnífico representante do Reino Animal, o Tigre (Panthera Tigris) é amado e perseguido pelos Humanos, ao ponto de se encontrar próximo da extinção. Entre os mamíferos, é o único capaz de enfrentar e sobreviver a um embate com um elefante adulto.
Possui os maiores dentes entre os felinos e é, juntamente com o Jaguar, o melhor nadador desta família. O seu peso em adulto varia entre os 100 a 180 kg das fêmeas aos 180 a 320 kg dos machos, sendo que os Tigres de Sumatra são os mais pequenos e os Siberianos os maiores. Contrariamente à maioria dos felinos, são excelentes nadadores e podem caçar as suas presas debaixo de água, sendo possível encontrar tigres em lagos, charcos e rios.
A altura do seu salto pode atingir os cinco metros e o comprimento dez metros. A sua alimentação constitui-se sobretudo de herbívoros de média dimensão, como veados, porcos selvagens, javalis, mas pode incluir também búfalos, ursos e, em casos extremos, rinocerontes e elefantes jovens, embora não seja comum. O tigre apenas ataca a espécie Humana em caso de desespero, como subnutrição, se sentir as suas crias ameaçadas, se estiver ferido ou doente.
Actualmente, o tigre distribui-se pelas seguintes subespécies Tigre de Bengala (encontrado no sudeste da Índia), Tigre da Indochina (encontrado na Tailândia, Vietname, Laos e Camboja, China e Myanmar), Tigre Siberiano (sul da Sibéria e Manchúria), Tigre da Malásia, Tigre de Sumatra e Tigre do Sul da China. O Tigre Branco constitui uma mutação do Tigre de Bengala.
Entre estas subespécies, a mais abundante é o Tigre de Bengala (podem existir entre 2000 e 3000 exemplares), enquanto que o Tigre do Sul da China já não existe em estado selvagem, contando-se cerca de 60 exemplares em cativeiros. Os Tigres Siberianos são cerca de 400 em estado selvagem mas a degradação do seu habitat e a consanguinidade vão diminuir este número ao longo dos próximos anos.
O futuro dos Tigres é, sendo optimista, incerto. Sendo pessimista, é possível que no final do século XXI, este nobre animal já não exista em estado selvagem. As maiores ameaças que se colocam perante o Tigre são, ainda hoje, a caça furtiva, sobretudo pelas suas peles e dentes e o agravamento das condições de vida nos seus habitats. Isto significa que o seu grau de perigosidade pode crescer à medida que a população diminui e é possível que os ataques a Humanos cometidos por tigres esfomeados ou doentes cresçam, como já se verifica entre os Tigres Siberianos.

Click Here