12.8.05

Grande Turkmenbashy, devias ensinar umas coisas aos Portugueses!

No Turquemenistão, o presidente nada totalitário Saparmurat Niyazov, que detém o título oficial de Turkmenbashy, ou seja, "Pai dos Turquemenos", além de ter orquestrado um culto da personalidade que deixaria o próprio Estaline com vontade de saber mais, ainda mudou os nomes dos meses do calendário de acordo com os seus próprios desígnios. Os melhores exemplos da infelicidade dos meses [que não fizeram mal a ninguém...] encontram-se no mês de Janeiro, alterado para Turkmenbashy, o mês de Abril, conhecido no Turquemenistão como Gurbansoltan Edzhe, o nome da falecida mãe do presidente e o mês de Setembro, conhecido como Ruhnama, a "cartilha espiritual" da autoria do presidente que determina as linhas gerais de comportamento moral dos cidadãos do Turquemenistão e que é ensinada a martelo nas escolas do país.
Imagine-se que em Portugal o Chefe de Estado seria um louco totalitário do qual emanassem os mais bizarros princípios. Tendo em conta que os líderes políticos Portugueses, principalmente os presidentes da república, detêm uma idade superior a 50 anos, teríamos situações como esta: "No próximo dia 9 do mês de dona Maria das Dores..." ou ainda "no passado dia 21 do mês de Etelvina Isidora" ou até mesmo "hoje, dia 14 de Ambrosina da Anunciação...".
Para mais informações sobre o "maravilhoso" feudo, aliás, estado soberano, que é o Turquemenistão de Niyazov, vide http://www.turkmenistan.gov.tm .

Click Here