10.5.05

Três datas históricas...ou quase

Nestes últimos dois dias, comemoram-se três datas imnportantes, pelo menos para mim:

- em primeiro lugar, na noite de 7 para 8 de Maio de 2004, este espaço foi inaugurado, com toda a pompa e circunstância! Quer dizer, dentro do possível que uma ideia totalmente solitária possa ter de pompa e circunstância na sua inauguração...digamos que falei a algumas [poucas] pessoas da criação do Prometeu Agrilhoado. Feliz aniversário e que para o ano cá estejas [e eu também] para comemorar mais um ciclo de 365 dias!

- em segundo lugar, dia 8 de Maio, dia da Vitória na Europa. Há 60 anos terminava o III Reich e os Aliados vitoriosos haviam trifunado sobre o nazismo que desde 1933 punha em prática as suas ambições de poder sobre toda a Europa, sobrepondo-se à Democracia e ao respeito pela dignidade da pessoa Humana. Embora a comunidade Hebraica fosse a pricipal visada, toda a população, inicialmente Alemã e depois quase toda a população Europeia, era um real alvo do regime nazi. A queda da potência do Eixo significou o fim da guerra que assolava a Europa desde 1939 e um suspiro de alívio para todos os povos do continente, a partir daí, o continente com uma História marcada pela conflitualidade nunca mais seria o mesmo, e o Mundo também não
- finalmente, a 9 de Maio, celebram-se os cinquenta e cinco anos da Declaração Schumann, também conhecido como Dia da Europa [e que na minha opinião devia ser feriado em toda a UE] no qual Robert Schumann, na altura ministro dos negócios estrangeiros da França, apresentou a sua proposta para a criação de uma autoridade supranacional com competências sobre a produção, circulação e comércio do carvão e do aço, cujs objectivos principais seriam a impossibilidade de uma nova guerra na Europa - visto que a sua proposta incidia sobre as matérias primas que na altura eram vitais ao esforço de guerra - a crescente interdependência económica entre os seus participantes [inicialmente previsto entre a França e a Alemanha] e a longo prazo, a criação de um federação Europeia, os "Estados Unidos da Europa" [ainda em 1945, Churchill referiu a importância de criar os referidos "Estados Unidos da Europa"]. A ideia recolheu bastante entusiasmo e em 1952 o Acordo de Paris previa a criação de um exército comum Europeu, a integrar as forças da França, Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e da recém-criada RFA. Contudo, o Parlamento francês não o ratificou e a ideia foi assim adiada. Mas o projecto foi enterrado. Em 1957, os governos envolvidos face ao sucesso da criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço em 1951, assinaram o Tratado de Roma, instituindo a Comunidade Económica Europeia e ainda no mesmo ano instituíram a EurAtom, reguladora da energia atómica. A CEE representou possivelmente o esforço conjunto mais significativo da História, trtatava-se de algo inédito, seis Estados soberanos concordavam em ceder parte da sua soberania económica a um entidade supranacional, dotada de um Conselho, de uma Comissão e de uma Assembleia Parlamentar. A partir daqui, já sabemos como foi.
A génese da construção institucional do projecto Europeu [outras ideias existiram antes da II Guerra] encontra-se assim na Declaração Schumann, o primeiro passo formal para a criação do espaço onde nos encontramos e que detém competências a quase todos os níveis e que abrangem quase todos os sectores da nossa cidadania. Pela sua importância o dia 9 de Maio deveria ser feriado.

1 Comments:

Blogger Padawan said...

Não acredito nos feriados. São efemérides, e historicamente falando, perdem o seu significado simbólico ainda mais rapidamente do que quando o ganham. No entanto, não me lembro sequer de falar do dia 9 de Maio na escola, o que significa que, se foi referido, não o foi suficientemente. Acho que o sentimento europeísta ainda não penetrou no bafio da máquina educativa portuguesa. Aliás, esta matéria é tão importante que deveria haver uma disciplina chamada "Europa", ou algo do género.

Parabéns atrasados! Este blog é muito bom. Claro que não é nenhuma "Máquina" (haha), mas é muito bom.

Quando ficares mais aliviado de trabalho, será que poderias trocar os aspectos teórico-práticos da Constituição Europeia por miúdos, bem como o que pensas do resultado dos referendos?

03 junho, 2005 14:25  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here