26.6.04

Adieu Napoleon! Deu-me bastante gozo.

É com muito agrado que eu tenho visto os maiores colossos do futebol Europeu a serem eliminados um por um. Primeiro, fizemos os Espanhóis retirarem mais cedo e depedimo-nos com um gigantesco "Adios España!", bastante merecido. Depois, foi "Arrivederci Italia", que também mereceu a eliminação depois de ter feito demasiado anti-futebol nos dois primeiros jogos e, ainda por cima, acusaram a Suécia e a Dinamarca de combinarem o resultado. Devem pensar que aquelas duas equipas são de Nápoles ou da Sicília, não?
Quarta-feira, e "Auf Wiedersehen Deutschland!", a uma selecção que desde a final do Euro'96 que não ganha um jogo num campeonato da Europa. Ontem, começam os quartos-de-final e começam pelo melhor, com a nossa monumental vitória sobre a Inglaterra =D Hoje foi "Au revoir, France" que é capaz de ser mais um "Adieu" visto que vai levar muito tempo até voltarmos a organizar um torneio internacional de futebol.
Quanto aos que ficam no campeonato, todos eles reúnem a minha simpatia. Se Portugal não conseguir ganhar o próximo jogo, não me preocupo especialmente com nenhuma das equipas que sobra, gosto bastante da Suécia, da Holanda, da Rep.Checa (que até agora tem sido a melhor selecção do torneio!), da Dinamarca e recentemente passei a gostar da Grécia, que hoje aguentou muito bem o jogo com a França. Assim sendo, só sobram outsiders para o título. Das 6 equipas ainda em competição, apenas duas foram campeãs (Holanda em 1988 e Dinamarca em 1992) e a antiga Checoslováquia ganhou o título em 1976, numa altura em que o campeonato se desenrolava em moldes diferentes.
Tenho pena de só faltarem 5 jogos para o fim, o tempo realmente passou muito depressa e ainda tenho bem viva a memória de um dia de Outubro de 1999 em que a UEFA anunciou Portugal como país organizador do Euro'2004. O ambiente que se viveu por aqui foi, e continua a ser, fantástico, a organização tem sido de primeira classe, os jogos no geral têm sido bastante bons e sem problemas de segurança de maior. Espero sinceramente que no futuro, Portugal venha a organizar um outro grande evento deste género, talvez os Jogos Olímpicos de 2016, quem sabe? Ou o Mundial de 2014, embora pareça demasiado ambicioso para um país tão pequeno organizar um torneio com 32 selecções...mas de qualque modo, não é proibido pois não? A nossa maior vitória foi trazer a organização para Portugal e chegarmos todos os dias a biliões de pessoas em todo o mundo.

Eu tenho estado tão bonzinho ultimamente, com uns posts tão dóceis e inofensivos...mas em breve tudo vai regressar ao normal!
Já agora, também em breve, vou colocar aqui uma crítica ao último álbum dos Nightwish, bem como ao terceiro álbum dos Ulver que eu comprei a semana passada.
Até lá&boa noite!

Click Here