27.11.07

Portugal keeps going down, down, down...

É aquela altura do ano outra vez, aquela em que todos olhamos e ficamos embriagados de tão luminosa alegria…pois é, é hora de vermos o relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD, que todos os anos elabora uma classificação de (quase) todos os membros das Nações Unidas com base num indicador chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e que, dentro das possíveis restrições quantitativas, apresenta aqueles que são os melhores países do Mundo para se viver.

O IDH é um coeficiente resultante da ponderação de três indicadores - a esperança média de vida à nascença, a educação da população (medida através da taxa de alfabetização de adultos e da taxa de frequência do ensino primário, secundário e superior) e o rendimento per capita, medido através da divisão do PIB pela totalidade da população, ajustado ao nível de preços. Com base nesses três indicadores, atinge-se um valor entre 0 e 1 conhecido como Índice de Desenvolvimento Humano.



O relatório de 2007 foi agora divulgado e, para não contrariar a tendência dos últimos três anos, Portugal desceu mais um lugar. Sim, o nosso país está agora na posição #29, com um IDH de 0.897, uma esperança média de vida de 77,7 anos, taxa de literacia de 93,8%, taxa de frequência do ensino de 89,8% e um rendimento per capita de $20 410 PPC. Não fiquem tristes, se o indicador do rendimento per capita for retirado, a diferença seria de 6 posições para cima. Portugal está então entalado entre a Eslovénia na 28ª posição (e que no ano passado estava atrás de Portugal) e pelo Brunei na 30ª posição, e com um IDH de 0,894. Ou muito me engano ou o relatório de 2008 vai colocar o Brunei à frente de Portugal…

E então…? Portugal não diminuiu, simplesmente foi ultrapassado, que é a consequência de nos últimos seis anos termos tido um crescimento económico quase imperceptível. Juntemos a isso a esperança média de vida mais baixa da Europa ocidental e a maior taxa de analfabetismo da União Europeia, e temos a receita para um pouco honroso 29º lugar. Se os indicadores não começaram a mudar noutra direcção em breve, os próximos cinco anos vão trazer novas descidas desagradáveis…


Etiquetas: , , ,


Click Here