2.2.07

Os minúsculos portugueses

A RTP conseguiu fazer o público defender abertamente que as suas figuras autoritárias favoritas têm todas as condições para serem escolhidos para o título de “Maior Português de Sempre”.

Não deixa de ser interessante para uma melhor compreensão dos portugueses, as duas figuras melhor colocadas correspondem a um que concentrou os poderes do Estado na sua mão durante 36 anos e que é em grande parte responsável pela mentalidade provinciana e retrógrada dos nossos concidadãos e a outro que só não foi um ditador porque não conseguiu e que estava pronto para entregar o país à esfera soviética - talvez estivesse melhor na lista dos “Maiores estrangeiros que serviram a União Soviética”.

Quanto ao D. Afonso Henriques, não sabemos virtualmente nada sobre ele, mas aparentemente a maioria dos portugueses ainda pensa que no século XII não existia cinismo na política e que foi um sentimento de visão nacional que esteve por trás da independência do Condado Portucalense.

A meu ver, até seria engraçado se Salazar ou Álvaro Cunhal vencessem a votação - acabaria a farsa de que os portugueses estão felizes com a democracia e mostraria de uma vez por todas que os portugueses não compreendem nenhuma figura histórica. Claro que eu não vou votar, para quê gastar quase 1 Euro numa chamada telefónica em algo completamente inútil?

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger MoonnooM said...

Concordo Plenamente!!!
Nunca liguei ao programa, mas do pouco que sei acho que é mais um programa de circo do que cultural ou seja o que for. É rídículo!
Aliás, escreveste pouco mas bem!!!Vou colocar um link no Utopia para o teu blog!!ahahaha

*beijinhosssss* :D

07 fevereiro, 2007 10:05  
Blogger razio said...

O que mais se destaca nesse programa é a incapacidade dos portugueses saberem colocar-se na postura correcta para um programa de televisão e se comportrem como militantes ferrenhos.

Sobre as figuras Cunhal e Salazar, confesso que não sei o suficiente sobre eles. Tenho perfeita noção de que são vítimas da propaganda pós-25 de Abril, que o que foram está desencontrado do que se diz que são. No entanto acho que são de grande relevância histórica e merecem plenamente estar entre os 10 mais notáveis - Salazar acabou com a anarquia e Cunhal contribuiu para o fim da ditadura. Não lhes reconhecer o mérito é como recusar tomar um remédio só porque sabe mal.

Se o programa é completamente inútil, porque é que se escreve sobre ele? Se um programa consegue fazer as pessoas falar sobre assuntos sérios então não é inútil, muito pelo contrário.

18 fevereiro, 2007 09:15  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here