13.6.06

Resolução contra a violência

Adoptar uma resolução contra a violência...com que propósito? As armas vão-se calar? As pessoas vão deixar de ser atingidas? Vai reduzir o número de feridos e mortos? A destruição vai ser reduzida? Qual é então, o propósito de se adoptarem declarações contra a violência quando estas não são acompanhadas de acções concretas que pretendem pôr cobro a tais actos?

Não acredito que quem as adopte possua um sentido tão alienado da realidade que acredite numa receita totalmente dependente da retórica como arma física e metafísica para fazer cessar um conflito. Uma declaração de intenções por si só, tem tanta leigitimidade como um acto violento sem fundamento, é vazio e não tem razão de ser. Quem toma estas decisões limpa a sua consciência de fardos e lava a sua imagem, apresentando-se como alguém preocupado que dispensou uns minutos para condenar o uso da violência, mas estaremos nós assim tão cínicos que definimos o padrão pela negativa, ou seja, a regra é o silêncio e a não-condenação?

1 Comments:

Blogger MoonnooM said...

BOM POST!!!
Sem dúvida que existe essa alienação. Sem dúvida que é muito mais fácil, como bem sabemos, fazer declarações de intenções. Afinal os Estados são política e há necessidade de chamar a atenção das populações para as consequências da violência armada.
Deixo-te aqui alguns links interessantes. A campanha "COntrolArms" tb está aí e em força, e não custa nada passar pelo site e deixar lá uma foto,porque afinal ainda morre uma pessoa por minuto!!:/

www.amnistia-internacional.pt

www.controlarms.org

http://MondeDiplo.com/2006/06/10dirtytrade
http://MondeDiplo.com/2006/06/11armscontrol

http://MondeDiplo.com/2006/06/12deadly

Já pensei fazer um post sobre este assunto, por isso mais lá pra a frente irei detalhar alguns dos problemas que assolam o planeta! lolol
*bjs*

13 junho, 2006 19:24  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here