10.6.06

Condecorações de 10 de Junho

É difícil de acreditar, mas ainda existem pessoas em Portugal que nunca foram condecoradas, nem sequer com uma mísera cruz da ordem do Tó Zé da Esquina que recompensa a esperteza saloia que caracteriza uma boa parte dos portugueses. Eu por exemplo, nunca recebi, nem uma Grã-Cruz da Ordem de Mérito nem uma pequena cruz da Ordem da Preguiça, mas isso é porque o PR nunca teve a oportunidade de contactar com a minha obra.
De qualquer forma, hoje, no dia 10 de Junho, teve lugar, na Câmara Municipal do Porto, a cerimónia de entrega de condecorações a 26 personalidades [se eles de facto têm uma personalidade própria já não sei] que no entender da Presidência da República o merecem. Além de a entrega das ditas cujas condecorações ter beneficiado um grande número de indivíduos oriundos do Porto, até o próprio Rui Rio foi agraciado, foram condecorados professores do 2º ciclo e presidentes de conselhos directivos de escolas do ensino básico.
Talvez eu tenha perdido o contacto com a realidade, mas sempre julguei que estas condecorações se destinavam a reconhecer indivíduos que tinham demonstrado não só excelência nos seus actos, como tinham ainda contribuído de forma significativa para o desenvolvimento de Portugal. Daqui até um presidente de conselho directivo e professor do 2º ciclo da região centro ou até mesmo um construtor civil da zona de Leiria terem sido agraciados vai um longo caminho.
Pergunto-me quando será a minha vez.

Click Here