12.4.06

Poderia ser pior?

Gostava muito de saber quem foram os infelizes que escreveram e gravaram aquela "obra" de dois ou três minutos que passa constantemente em todos os canais da SIC a anunciar a sua cobertura do Mundial de 2006. Há já muito tempo que não ouvia nada tão mau, até a "Força" da Nelly Furtado tinha mais qualidade do que aquele horror, e a "Força" já era bastante má... É mesmo necessário a SIC fazer um atentado daqueles?? Ou será que é necessário dizer aos portugueses 458 374 590 vezes que é a única estação de sinal aberto onde será possível ver os jogos do Mundial?
Atendendo à qualidade da SIC generalista, estou a ver que vamos ter uma belíssima cobertura do acontecimento. Paradoxalmente, eu gostava muito mais de ver jogos de futebol quando o mediatismo era menor e quando não havia anúncios mais foleiros do que uma feira de aldeia animada pelo regresso dos emigrantes em Agosto a publicitar o acontecimento com dois meses de antecedência.
De facto, já reparei – e muita gente certamente que também – num padrão assustador: em Portugal, quanto pior for o seleccionador nacional, mais pesada é a cobertura mediática. Vejamos: no Euro 2000, com Humberto Coelho à frente da Selecção (o melhor seleccionador nacional das últimas décadas) a cobertura foi bastante mais comedida. Após nessa prova termos mostrado que podíamos derrotar algumas das melhores equipas da Europa e de sermos reconhecidos como uma das melhores selecções do Mundo (ah, e da Europa também! Sabiam?) seguiu-se o Mundial 2002, com a Selecção comandada por uma anedota (daquelas mesmo más) chamada António Oliveira, no qual éramos abertamente candidatos ao título. Em 2004, comandados pelo patriarca de telenovela (mais uma vez, das más) chamado Luiz Felipe Scolari, foi outro turbilhão de cobertura mediática para só fazermos dois jogos realmente bons (Espanha e Inglaterra) e protagonizarmos o (duplo) erro mais ridículo do ano. Perdemos a final, mas o Seleccionador ficou (claro, em equipa que perde duas vezes com o mesmo adversário no espaço de um mês não se mexe!) em vez de se demitir como é costume nestas ocasiões. Em 2006, o senhor patriarca já afirmou que vamos trazer a Taça...o resultado está nos écrans da SIC, for your enjoyment.

Click Here