10.3.06

Terra Brasilis e o fascínio do português (se ele soubesse)


A revista VISÃO desta semana oferece um suplemento inteiramente dedicado ao Brasil. Dentro daquele suplemento são apresentados locais daquele país vistos como idílicos por quem os retrata, quer seja pela imagem, quer seja pelo texto. Como todos os documentos de carácter turístico, é uma bela obra de propaganda destinada a vender o maior país da América do Sul. O título do suplemento é "Brasil de Sonho – 10 lugares a visitar pelo menos uma vez na vida", nas suas páginas vemos espaços dedicados a Salvador da Bahia, Amazónia, Rio de Janeiro, Olinda, Ouro Preto, Fernando Noronha, Caraíva, Jericoacoara, Ilha Grande e Paraty. Viver em Portugal tem riscos, ser bombardeado com propaganda pró-Brasil nos media é um deles. Insuspeitamente, um dos patrocinadores do suplemento é a agência Halcon Viagens, o que explica que na página 41, o anúncio [à dita agência] seja dominado por uma foto do Museu Guggenheim de Bilbao. É apresentado naquelas páginas um retrato do Brasil como se de um verdadeiro paraíso terrestre se tratasse, um local onde qualquer defeito é qualidade, onde a nossa mente sofre uma inversão de escala e de repente tudo parece belo e convidativo, o Rio de Janeiro é mesmo considerada a cidade mais bela do mundo, apesar de nas fotos aparecerem edifícios que mais parecem caixotes de cimento e uma favela que corresponde aos piores estereótipos possíveis, numa altura em que nos chegam notícias de uma acção em grande escala das tropas federais brasileiras para recuperar armas roubadas pelos barões da droga que vivem naqueles bairros em autênticos mundos paralelos. Sem dúvida alguma, a cidade maravilhosa. Apenas gostava de saber porque é que a ilusão da Terra Brasilis provoca um efeito quase anestético no português médio, levando-o quase a babar-se quando ouve falar daquele país, um dos mais ricos do mundo mas onde quase 50% da população vive na pobreza. Gostava de saber o que vê o público de um país desenvolvido naquele contraste doentio que caracteriza o Brasil onde um multimilionário com uma influência incalculável vive a menos de 30 minutos de milhares de pessoas que sobrevivem em condições sub-humanas. Gostava ainda de saber como é que o marketing do Brasil tem tanto sucesso em Portugal e porque não existe uma semelhante atracção por outros destinos. Como é que depois de décadas de ignorância, subitamente o português médio descobriu que a sua grande ambição é descobrir o Brasil? E como é que o brasileiro médio descobriu que pretende emigrar para Portugal? Eu posso ser português mas não sou um português médio ao nível da psique nacional, logo, não sou fascinado pelo Brasil e apenas sinto atracção pelo local que, aparentemente que ninguém deseja conhecer: Brasília, a capital com uma estética pós-futurista inaugurada em 1960 como uma experiência arquitectónica que ainda hoje parece algo nebulosa.

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