14.11.05

Ironicamente, a Turquia é mais respeitadora da laicidade do que Portugal

Portugal é um Estado laico? Desde quando? Ou melhor, a separação Igreja - Estado é respeitada? Em que situações?

Não foi o que se passou ontem nas ruas da capital, onde a Igreja Católica S.A. colocou 500 000 dos seus associados nas ruas, ao que parece para exibir um troféu sob o qual mantêm a presença tão apertada sobre Portugal, conseguindo uma escolta policial que os cidadãos não vislumbram quando precisam apenas do auxílio de um polícia e perturbando o funcionamento normal da cidade com o trânsito interrompido...
Ainda mais assombrosa, a "consagração" de Lisboa à 'senhora' deles, que eu nunca vi nem nunca me foi apresentada e que um indivíduo chamado José Policarpo, que pelo que eu sei não tem "dom" nenhum (só se for o de conseguir que os padrecas o ouçam) efectuou em nome dos lisboetas, quer sejam católicos ou não, de acordo com as suas palavras. Bonito...eu fui consagrado a um mito pseudo-nacional usado para atrair pessoas à igreja! Já agora, porque não consagrar o país inteiro a um único lobby, porque não entregarem os 10 milhões de cidadãos a uma única figura...não se parecem importar muito com a opinião pública.

Click Here