6.3.05

À la beauté des femmes

Um assunto que interessa a todos os Humanos e que é capaz de suscitar as mais vividas e diversificadas discussões entre a espécie mais evoluída do planeta Terra não é, como se podia pensar, a política, a religião, a sociedade ou o desporto. Por mais debates que estes assuntos provoquem, há um que se destaca acima destes pela quantidade de Humanos que se envolvem na sua discussão. Estou a falar, nada mais, nada menos, que da beleza, mais concretamente, da beleza Humana.

Porque todos nós usamos os nossos sentidos para receber os sinais do Mundo que nos rodeia, todos apreendemos de uma forma ou outra [infelizmente nem todos podem utilizar a plenitude dos seus sentidos] os estímulos que encontramos à nossa volta. Entre os estímulos que os nossos sentidos captam todos os dias, a beleza é sem dúvida um dos mais importantes.

Não pretendo definir exaustivamente o que é a beleza nem apontar quem detém legitimidade para a explicar de uma forma mais profunda, apenas dar a minha perspectiva sobre o assunto e assim contribuir com o meu ponto de vista para a discussão de um tema que há milhares de anos que é debatido pela Humanidade.
Poderíamos afirmar que todos os Humanos são susceptíveis de ser belos? Bastantes pessoas dizem que sim e reconhecem em todos nós um determinado grau de beleza, independentemente da nossa opinião sobre nós próprios. Porém, a minha perspectiva não entra nos mesmos pressupostos da premissa que eu acabei de referir. Da minha parte, eu considero a beleza Humana [uma das formas possíveis de beleza que encontramos no nosso Mundo] como uma característica simultaneamente física e metafísica, capaz de provocar nos Humanos que a testemunham uma reacção que em circunstâncias normais estes não seriam capazes de articular. Mais concretamente, a beleza para mim é a força por detrás da inspiração, é o vento que nos empurra para um outro caminho que nunca pensámos antes percorrer, é a manifestação de algo que actua sobre os nossos sentidos e sentimentos e que nos pode, num vago instante, transportar para outra dimensão onde toda a nossa atenção está focada no que consideramos belo, ao ponto de redefinirmos a nossa perspectiva sobre nós próprios e sobre o resto da Humanidade.

Ao testemunharmos a presença de alguém a quem atribuímos uma beleza que transcende a nossa existência, sentimos que nada mais existe além do belo, que num breve instante, os nossos sentidos e sentimentos estão todos voltados numa única direcção e que sob o encantamento de tão bela figura, podemos realizar criações que nunca antes julgámos serem possíveis. Na minha perspectiva, toda esta realização é fruto da nossa apreensão da beleza física e metafísica, cuja actuação conjunta exerce sobre nós um impacto de consequências imprevisíveis.

A partir destas premissas, já estou em condições de avançar para a seguinte conclusão, que eu considero como totalmente verdadeira: o expoente máximo da beleza é sem dúvida, a Mulher, ou se preferirem , o género feminino da espécie Humana.

Sem qualquer atitude de negligência para com a beleza natural ou a beleza animal, ambas forças verdadeiramente transcendentais no nosso Mundo, a beleza de uma Mulher supera qualquer sentimento que eu possa exprimir, em relação a qualquer outro estímulo. Vou ao ponto de afirmar que na espécie Humana, apenas as Mulheres são susceptíveis de serem belas, sendo o corpo feminino o mais belo de todos os corpos existentes na Terra, por entre as milhares de espécies que povoam o nosso Mundo. Na minha sincera opinião, nenhum ser vivo reúne mais atributos de beleza, física e metafísica, capazes de levar ao inexplicável, do que a Mulher.

Sem que seja confudida com perfeição [que para mim existe apenas na nossa imaginação], a Mulher é o ser vivo capaz de inspirar as obras mais sublimes, as reacções mais apaixonantes, os pensamentos e acções mais inusitados e ainda, algo que é bastante difícil de atingir: dentro da minha perspectiva, a beleza da Mulher é capaz de aliar a reacção emocional e a reacção racional, criando um laço quase-perfeito entre as duas e dando origem a actos únicos, impossíveis de serem aplicados a qualquer outro ser vivo ou cenário natural. Haverá algo ou alguém mais belo do que a manifestação plena dos atributos da beleza, a corporização e mentalização do que me faz sonhar e criar, presente fisica e mentalmente [na minha opinião, estas duas vertentes criam-se uma à outra, pelo que é muito difícil para mim dissociar a beleza exterior da beleza interior] num corpo Humano possuidor das verdadeiras fontes da arte? Por outras palavras, haverá algo mais belo do que a Mulher? Não será imperativo que a Mulher receba um tratamento justo que cada uma merece, não foi já a Mulher alvo de tantas injustiças e de tantos estigmas por quem tenta, por motivos que apenas podemos imaginar, afastá-la do seu lugar? O que têm tantos Homens contra a Mulher [neste conceito, eu reconheço simultaneamente o género feminino como singular e as mais de três mil milhões de Mulheres que habitam o nosso Mundo, a língua Portuguesa ainda não permite exprimir unicidade e diversidade na mesma palavra] que são capazes de A tratar como se não valesse mais do que um objecto? Será inveja da beleza feminina? Será incapacidade de reconhecer que a beleza não co-existe com os atributos Humanos?

Da minha perspectiva masculina, o que eu teria a dizer por palavras esgota-se rapidamente. Apenas pretendi fazer uma breve apologia da beleza feminina, a força [ou poder] capaz de me inspirar mais do que qualquer ideologia, cenário ou causa e que, decorrendo da sua própria condição de beleza, leva a criações também elas susceptíveis de serem belas. Não foram ao longo da História as principais inspirações artísticas figuras femininas? Não é a Mulher capaz de provocar as reacções mais inesperadas, alguns diriam irracionais, embora eu duvide se reagir inesperadamente e de uma forma positiva a uma Mulher divinal [mais uma vez, no sentido físico e metafísico] pode ser considerado irracional, visto que para mim até será bastante racional, dentro do género masculino?

Volto a deixar a questão, depois de tudo o que eu referi: não podemos afirmar, com toda a certeza, que não existe nada mais belo do que uma Mulher?

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida que há algo de genial que habita em ti... algo de sublime condimenta a riqueza das tuas palavras, a sinceridade das tuas expressões, a inegualável honestidade dos sentimentos...
Genial, não porque és meu amigo, mas porque escreves o que os outros só pensam, e contróis o que os outros só sonham... é essa a essência da genialidade...
A tua opinião sobre a beleza feminina é muito interessante... concordo que não haja nada de mais belo, nada que consiga sintetizar melhor a beleza, no seu todo, do que uma mulher... ao mesmo tempo penso que essa beleza poderá ter efeitos nefastos sobre a comunidade dos pilas... e aí sim, começam os problemas;)...

From Atlas

07 março, 2005 19:21  
Anonymous Anónimo said...

Realmente as mulheres personificam de uma forma quase plena a beleza, mas continuo a salientar que todos somos belos, quer homens, quer mulheres. Enquanto mulher, acho os homens belos... e porquê? A sua masculinidade em toda a acepção da palavra é singular e única.

Prefiro a apologia do género humano. Mas celebro o Dia da Mulher com alegria porque celebra uma vitória em muitos países em relação aos nossos direitos e, além disso, pretende alertar para aquelas mulheres que ainda sofrem com a discriminação.

Caro João, na generalidade gostei do que escreveste sobre as mulheres. Obrigado.

09 março, 2005 09:24  
Anonymous Anónimo said...

Um elogio ao género feminino com as palavras mais ricas e interessantes que já alguma vez ouvi (se calhar o anónimo tinha razão: és um génio e o MIT ainda não te descobriu;). Como não pode deixar de ser....algo recorrente na nossa amizade...o meu ícone de beleza não é a mulher, talvez por ser mulher, talvez por não me render à beleza humana, mas antes ficar maravilhada com as pequenas grandes coisas que a Natureza nos dá: o cheiro a terra molhada na Serra, o céu de Lisboa, o Índico, o chilrear dos pássaros a tardes horas da noite (pelo menos nas árvores aqui de casa!), o vento gélido em dias soalheiros, o nevoeiro típico da vila de Sintra...enfim, uma multitude de manifestações naturais que me fascinam os sentidos e que me fazem venerar a perfeição do mundo natural.
A beleza é interessante, a beleza da mulher, do homem, dos Homens, dos animais e das coisas, mas será ela o motor da existência e dos nossos feitos? Não compartilho, mas compreendo a tua visão masculina de beleza (feminina).Bjo

09 março, 2005 19:43  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

09 março, 2005 19:46  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

09 março, 2005 19:48  
Blogger João said...

Agradeço os comentários até agora aqui escritos. Mas gostava muito que a senhora anónima se identificasse, para que eu lhe pudesse agradecer pessoalmente!

11 março, 2005 18:12  
Blogger Padawan said...

Ya, é tudo muito belo... nós homens continuamos a ter os outros 364 dias, não é? :D e acho muito bem que os cães também passem a ter um dia. Então se as mulheres o têm!!?...

14 março, 2005 12:58  
Anonymous Anónimo said...

Queria apenas dizer que nao tenho tido muito tempo para visitar o teu blog,que acho excelente(aqui em Italia a vida de erasmus nao permite ir à net com a frequencia desejada,ha muitos jantares e festas para ir,muitas ressacas,muitos passeios e às vezes até se estuda,imagina tu)e que este comemtario ja vem tardio e nao sei se o vais sequer ler...expressas opinioes com as quais concordo,algumas vezes,e que outras me surpreendem,e outras vezes ainda me abrem horizontes para realidades às quais nao costumo prestar atençao...
Desta vez surpreendeste-me imenso,nunca tinha pensado que celebrasses de modo tao profundo a beleza feminina...
Por debaixo dessas tuas roupas pretas e do teu declarado gosto por metal e pelas opinioes fulminantes que emites sobre as futilidades em geral(nao estou com isto a dizer q a beleza seja uma coisa futil,apenas o é quando se pensa que substitui tudo o resto)mostras-te ser uma pessoa de extrema sensibilidade e nobreza,seguro da sua masculinidade ao nao ter medo de escrever de modo,atrevo-me a dizer,quase poético,sobre a beleza feminina.
Fiquei tocada e surpreendida pelo facto de ainda existirem homens capazes de mostrar assim a sua sensibilidade,sem qualquer medo,e tu demontraste ser seguro de ti o suficiente para detinguir entre demonstrar sensibilidade e demonstrar fraqueza.
Enfim,enquanto mulher achei lindo o que li.
Obrigada.

12 abril, 2005 17:27  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here