29.10.04

Do caos viemos, ao caos voltaremos...

Podem começar a achar que eu sou um bocado obcecado com o caos...não tenho nenhum problema com isso.

O caos é para mim o que define a essência do nosso Universo. Enquanto eu escrevo isto, o caos está à minha volta, em todas as direcções e a fazer aquilo que "ele" (à falta de um pronome pessoal [embora não se trate de uma pessoa] mais indicado para tão poderosa força...) sabe melhor: acções arbitrárias, por todo o Universo.

É nisto que consiste a minha visão niilista daquilo que nos rodeia, enquanto nós continuamos a tentar impôr e redefinir pseudo-ordens no nosso pequeno e insignificante planeta. Não foi o Big Bang um acontecimento caótico? Em alguns segundos, a matéria que se encontrava condensada num minúsculo ponto (onde vigorava - mal - uma ordem...) expandiu-se arbitrariamente numa "aventura" que ainda hoje perdura, mais de 15 mil milhões de anos depois.

Não há nada mais caótico do que o Universo, por mais que algumas vozes tentem fazer crer que ele obedece à mesma ordem. A própria gravidade, o que mantém grande parte do nosso Universo minimamente coeso, está sujeita a variações extremas e repentinas. Porque razão surgiu o nosso planeta? Porque se formou o nosso Sol? Tudo indica que as estrelas são formadas a partir de nuvens de gás que começam a condensar matéria, a aumentar a gravidade e a reunir objectos à sua volta, isso não está em causa, mas de onde vieram essas nuvens de gás? Porque existem elas?

Ou então, como é que os diferentes planetas reuniram as condições que os caracterizam? E porque é que nós consideramos a nossa Terra como o único planeta habitável? Mais uma vez, arrogância Humana no seu pior: somos tão auto-centrados que nem nos passa pela cabeça que possam existir formas de vida inteligente noutro planeta do nosso sistema Solar.

Querem maior exemplo do caos elevado ao expoente máximo do que um Buraco Negro? Qual a razão para a formação de um corpo celeste tão incrível? Será lógico o que sucede na sua formação? Talvez, mas então porque será isso lógico? Não poderá ser mais uma forma de caos? Uma vez consumado, o Buraco Negro torna-se na maior força anti-ordem do Universo, o próprio processo que a estrela ultrapassa até se tornar num Buraco Negro é caótico. Uma Supernova é mais caótica do que qualquer Humano alguma vez consegue imaginar. O que se segue na "transição" (não gosto muito de usar este termo neste contexto porque dá a entender um processo ordenado e organizado mas à falta de mais...) é mais uma demonstração da força do caos. A própria existência de um Buraco Negro é um paradoxo que desafia tudo o que nós damos como absoluto, quando a própria luz não consegue ir contra o caos que é o Buraco Negro.

Acho que já me fiz entender. Nunca podemos olhar para o Universo com a perspectiva arrogante de que existe uma ordem absoluta - que para cúmulo ainda maior obedece aos parâmetros Humanos - o caos criou o Universo, o caos domina o Universo, é para mim tão simples quanto isto. Nada é absoluto, tudo pode ser sujeito a uma completa destruição e redefinição, tudo resulta de relações caóticas entre factores que podem ser totalmente opostos num espectro anárquico e sem qualquer linearidade.
Tenho dito!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o caos domina realmente a vida humana e estamos cada vez mais centrados em nos mesmos que nao percebemos o que esta ao nosso redor.

quanto a vida em outros planetas...e um debate constante, mas ate ver, nada poder ser tido como seguro.

temos q aprender a apreciar as coisas como elas sao, sem tentar hiperdefini-las, um mundo e um caos e todos nos sabemos isso apesar de tentarmos dar ordem a todoas as oisas, a simplifica-las...e a natureza do nosso ser, definir para compreender.

sou mais optimista, nao acredito que tudo se reproduza atraves do caos, ha coisas que muitas vezes acontecem por alguma razao, talvez algo divino, trancendente. o caos e apenas um fenomeno da nossa realidade, nao a nossa realidade propriamente dita!
amalia

30 outubro, 2004 01:25  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

30 outubro, 2004 01:27  
Anonymous Anónimo said...

##frisky-pixie.com##

11 novembro, 2005 18:56  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here