23.10.04

Caos vs.Ordem

As contradições dentro de nós próprios e à nossa volta são no mínimo gritantes. Já devo ter referido num post anterior que os seres Humanos apenas utilizam cerca de 10% do seu cérebro (e se não o disse antes, assim o fiz agora mesmo), um décimo do nosso orgão mais poderoso teve como resultado todas as obras Humanas - físicas e metafísicas - à nossa volta, são literalmente milhões e facilmente reconhecíveis (pelo menos para alguns...) pelos nossos órgãos sensoriais , embora algumas requeiram um pouco mais do que apenas os vulgares cinco sentidos. Tudo isto com apenas 1/10 do cérebro Humano, construímos estruturas inimagináveis de acordo com a percepção dos nossos antepassados (apesar da distância Histórica, há 300, 400, 1000 anos, já tínhamos a mesma capacidade cerebral), desenvolvemos criações quase impossíveis de atingir, criamos tudo a partir de quase nada, fixamos a fronteira cada vez mais longe e medimo-la não em metros ou quilómetros mas em anos-luz.

Por isso, pergunto eu, será isto a "Ordem Humana"? Ou será apenas uma anarquia, ou melhor, um caos Humano, no qual, a partir desta relação de forças arbitrárias (se há adjectivo que não se aplica à Humanidade, ele é "linear"), nasce um fio irregular com oscilações extremas das quais resultam a nossa Civilização? Civilização, obviamente, Humana, não apenas Ocidental, Asiática, Islâmica, etc (Huntington devia rever estas coisas...). Afinal de contas, não foram os grandes avanços da Humanidade resultantes de processos arbitrários, quase caóticos? Não houve inúmeras descobertas realizadas de forma acidental? Não se fixaram novas fronteiras como reacção a uma situação nefasta que nos atormentava? Por isso mesmo, volto a perguntar - através de outras palavras mas com o mesmo sentido - , vivemos numa Ordem com traços de Caos ou num Caos com vestígios de Ordem?

Há argumentos a favor dos dois lados e cada um de nós terá a sua perspectiva pessoal, no entanto, onde está a terceira via? Qual será "a terceira via"? Fará mais sentido do que este dualismo (não vou ao ponto de lhe chamar maniqueísta porque não me parece caso para isso) ao qual estamos condenados em inúmeras situações? Estará ela reservada para o dia em que utilizarmos um pouco mais do nosso cérebro?

Como podermos nós distinguir o que é ordenado daquilo que é caótico? Está concerteza além dos códigos legais que regem as sociedades Humanas, disso não há dúvida. Assim sendo, quando se diz que um determinado território "mergulhou no caos", o que será que isso quer realmente dizer? Que o respeito pela lei e ordem desapareceu? Será essa a única condição para atingir o "caos"? Numa situação de "caos", ou talvez aqui faça mais sentido usar a palavra "anarquia", não está também em vigor uma outra forma de "ordem", diferente da anterior mas mesmo assim com as suas premissas e regras? O caos parece ser apresentado como uma mera ausência de ordem, o que rebaixa um pouco a sua 'reputação', peço desculpa pela comparação algo parva, mas é como dizer que "saúde é a ausência de doença", não terá o caos as suas próprias características que se definem independentemente da existência ou não de uma ordem?
O caos na sua essência pura é algo que nenhum de nós vai ver, por um motivo simples, não existem condições para tal, seja qual for a "forma" de caos em que estivermos interessados - um caos social, físico, económico, político, seja lá o que for - e iremos considerar como "caótica" uma situação de desrespeito pelas normas em vigor. Claro que se as normas em vigor já permitirem o caos, isso nunca será tocado.

Assim sendo, o que é o verdadeiro caos? Só o poderemos imaginar, afinal temos cérebro que chegue para isso, só que não o rentabilizamos da melhor forma... Seja como for, eu imagino o caos absoluto - transcendendo TODOS os constrangimentos físicos e metafísicos que acorrentam o ser Humano - como uma situação em que a liberdade Humana é interminável, em que nos tornamos verdadeiras divindades, em que todas as matérias à nossa volta são moldáveis e a lei natural deixa de ser um obstáculo à nossa natureza Humana, esta própria caótica por natureza e agrilhoada por normas impeditivas às quais foi colocada a frágil etiqueta de "ordem" mas que em muitos casos contribui para a domesticação e deshumanização da espécie Humana.
Talvez venha daqui o medo, ou melhor, o terror em relação ao caos, visto principalmente como anarquia político-social pelos representantes da ordem estabelecida mas que, de acordo com o meu ponto de vista, vai muito além deste pequeno pormenor. Estaremos em condições de afirmar que o caos, afinal de contas, é uma forma de ordem? Ousaremos fundir as duas forças, aparentemente opostas e tantas vezes instrumentalizadas com outros propósitos em nome de uma doutrina que requer a nossa reverência, estas duas forças que nos fazem crer serem incompatíveis?

Quando nos expandirmos - dentro e fora de nós próprios - e mais uma vez alargarmos as nossas fronteiras, iremos compreender melhor isto. Eu sou apenas mais um que dedicou uns minutos ao tratamento da nossa "Ordem" (caos incluído), quando utilizarmos o dobro do nosso cérebro, seremos milhões a compreender e a utilizar em nosso prol tudo o que soubermos sobre o caos e a ordem...e com isto me despeço por hoje. Tenham uma vida caótica (não vejam isto com maus olhos) e sejam verdadeiros Humanos.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei muito do "artigo" Caos Vs. Ordem, porque encontraste um modelo de analise que nós faz pensar na essência da humanidade, a mim em particular até me levou a pensar o porque de apenas usarmos esses 1/10 da capacidade do nosso cérebro, e me surgiu a pergunta com jeito de afirmação... com 1/10 criamos modos de vida inimaginavéis aos nossos ancestrais mas que perigam a sobrevivência da espécie humana, não será que mais capacidade cerebral nós levaria a um caos sem possibilidade de retorno a uma "ordem"?! e digo isto porque o ser humano é tão complexo que há sempre os que estão dispostos a tudo para defender uma ideologia, um modo de pensar, um modo de ver as coisas, visto que há mil e uma formas de ver a apenas uma montanha. Um abraço... Severinoo Dinis

24 outubro, 2004 12:29  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here