23.7.08

Batman


Não me considero um grande fan de super-heróis, mas o Batman é talvez o único desse universo que eu consigo respeitar e apreciar. Uma figura que leva uma vida dupla, de milionário famoso durante o dia e de justiceiro evasivo durante a noite e que desenvolveu por si próprio os seus métodos e a sua filosofia é alguém que deve ser admirado.

Embora não tenha acompanhado regularmente a banda desenhada, os dois primeiros filmes sobre este super-herói, dirigidos por Tim Burton e com Micheal Keaton no papel principal estão entre as obras cinematográficas que eu mais aprecio. Já os que se seguiram, nem por isso. Se Batman Forever, de Joel Schumacher e com Val Kilmer no papel do Morcego ainda conseguiu ser um Batman no verdadeiro sentido da palavra, Batman and Robin esteve muito longe disso.

Quanto a Batman Begins, de 2005, é um pouco difícil tratá-lo como um filme sobre Batman - além de aborrecido, afasta-se de tal forma do Batman que eu admiro ao ponto de o tornar quase irreconhecível. O filme de Christopher Nolan com Christian Bale [O Império do Sol] no papel de Batman perde totalmente o pano de fundo que os dois primeiros filmes deram ao Morcego e é pouco mais do que um filme de acção com um super-herói, que por acaso é Batman.

Não estou com expectativas particularmente boas para The Dark Knight, tendo em conta o que vi em Batman Begins. Porque é que é preciso um realizador como Tim Burton para termos um filme do Batman que seja rico em matéria visual e com uma história suficientemente atractiva para a podermos considerar como uma verdadeira adaptação de banda desenhada?

Haverá alguém melhor para fazer de vilão do que Jack Nicholson [Joker] ou Danny de Vito [Penguin]? Ou será possível encontrar outra como Michelle Pfeiffer para um papel tão diabólico quanto necesário que é o da Cat Woman? E quem melhor do que Tim Burton para criar Gotham City, a cidade com o ambiente mais pesado e mais noir do universo da banda desenhada? Em Batman Begins, Gotham City não chega a ser uma sombra daquilo que conhecemos...

Sem dúvida, nenhum super-herói consegue impressionar mais do que Batman, o homem que alcança tudo através dos seus próprios meios - o bat-sign no céu nocturno de Gotham City é possivelmente o melhor início de qualquer história em formato visual.

Etiquetas: , , , , , , ,


Click Here