12.9.06

Nova Lisboa?

Só hoje fiquei a conhecer dois projectos - talvez não seja a palavra apropriada, digamos antes "ideias" - para a região de Lisboa que para mim tinham tanto de desconhecidos como de extraordinários.

Em 2005, foi planeado um projecto de criar uma ilha artificial flutuante sustentável no centro do Estuário do Tejo, onde pudesse ser obsvervada uma forma de vida urbana para o século XXI, orientada pelo fim da dependência do petróleo - recurso energético escasso e cada vez mais caro. O autor do projecto deu à ilha o nome de "Amores" em homenagem a Luiz de Camões e inseriu-o numa eventual candidatura de Lisboa à realização dos Jogos Olímpicos de 2020. Podem ver a página do projecto aqui.
Segue-se o Grande Estuário, uma proposta de desenvolvimento para a Área Metropolitana de Lisboa, que passa por uma valorização da margem sul e que se encontra em parte ligado ao projecto da ilha artificial. A proposta Grande Estuário pretende actuar sobre as cidades uburbanas de Lisboa que foram descaracterizadas pela expansão urabana e que se encontram actualmente indefinidas e sem uma função clara além de residencial e dependentes do ponto de vista energético. Esta proposta pretende assim efectuar alterações profundas nas infra-estruturas periféricas a sul de Lisboa, passando pelos transportes, pela energia e pelo planeamento urbano, integrado numa candidatura de Lisboa à organização dos Jogos Olímpicos de 2020.
Não me recordo de serem destacados na comunicação social, o que demonstra que ou os nossos media não os consideraram interessantes ou não tiveram o apoio de um grupo económico importante, porque propostas desta dimensão merecem um grande destaque e uma grande discussão pública.

Click Here