21.5.06

Verão português


Não interessa que a data oficial seja apenas a 21 de Junho, o Verão em Portugal já começou e posso dizer que começou no dia em que Scolari anunciou os convocados para o Mundial e irá apenas terminar quando o último fogo florestal for extinto, ou seja, lá para meados de Outubro.
Passo a explicar, como já sabemos, a cada ano que passa as estações do ano intermédias - Primavera e Outono - vão-se diluindo cada vez mais e o Verão e Inverno tornam-se as duas potências dominantes do clima em Portugal. Para todos os efeitos práticos, estará assim correcto dizer que o Verão em Portugal começa em Maio e termina em Outubro, para ser rapidamente substituído pelo Inverno, que embora não seja dominado por frio extremo e queda acentuada de neve na maior parte do país, é o suficientemente diferente do Verão para ser chamado de Inverno.
Ora, em 2006, ano de mundial de futebol, o Verão de Portugal e o campeonato do Mundo conjugam-se de forma a criar o maior analgésico mental colectivo desde a invenção da TVI. A partir do dia em Scolari anuncia os convocados para o mundial, os seus escolhidos e excluídos passam a dominar o panorama noticioso. São os perfis dos escolhidos, são as birras dos excluídos que sem se aperceberem estão a dar razão a quem não os escolheu, são as reacções dos comentadores [a profissão mais cretina do Mundo, ser pago para falar de futebol ou de qualquer outro desporto], são os 459 directos com grandes figuras do futebol português, são os treinos da selecção…enfim, um autêntico Verão para os sentidos.
E mais ainda contribui para que o Verão se acentue sobre as nossas mentes quando, ao estarmos mergulhados no ambiente do Alemanha-2006, ou melhor, dos media-portugueses-2006, estamos totalmente indiferentes ao que se desenrola no país. Provavelmente porque o nosso instinto nos diz que quando há um campeonato do Mundo a decorrer, mais nada acontece. Só por terem este raciocínio, já mereciam ser pendurados pelas partes privadas no novo “Centro de Lazer” do Campo Pequeno e ser deixados à mercê de touros nos quais foi aplicada uma ponta metálica particularmente quente no traseiro, para criar uma tourada verdadeiramente divertida: aquela em que o, ao contrário do touro, o cretino é que sofre.
Como eu estava a dizer: já sabemos que o efeito dos jogadores da selecção portuguesa na sua população pode criar uma sensação de hipnose colectiva. Em vésperas de campeonato do Mundo, um perfil do Cristiano Ronaldo vale mais do que dez atentados no Iraque, um passe do Deco durante o treino vale mais do que um aumento de impostos, um arroto do Pauleta vale mais do que um meteoro com 400 km de diâmetro a sete dias de atingir a Terra e de nos exterminar a todos… Isto, meus caros e caras, é o Verão português, dentro e fora de nós, no corpo e na mente!
PS - se por acaso o Governo quiser aprovar um pacote de medidas que incluam o aumento do IVA para 25%, a redução de salários da Função Pública, o estabelecimento de censura prévia às notícias de carácter político, a legalização da mentira quando esta seja “a bem da auto-estima nacional” ou a entrega da gestão dos hospitais e escola públicas a consórcios privado suspeitos de promiscuidade com o sector público, esta é a altura ideal!

Click Here