24.5.06

Gothenburg Death Metal


Uma cidade pode ganhar fama e renome a nível mundial por muitos motivos. Gotemburgo ganhou reputação internacional graças ao movimento Death Metal que ali teve origem no início da década de 1990.
Como "descendente" do Thrash Metal que emergiu na década de 1980 e como um dos ramos do Death Metal, face ao que representavam bandas como Carcass, Sepultura [tnato no Death como no Thrash Metal], Bathory e os primeiros álbuns dos Mayhem, o Death Metal de Gotemburgo sobressaiu pelo seu carácter melódico e pela elevada precisão técnica dos seus instrumentos, sem que por isso tenha deixado de ser Death Metal. Muito pelo contrário, bandas como Unleashed, In Flames, Entombed e, os que mais aprecio, Dark Tranquillity, demonstraram ser possível realizar uma forma de Death Metal sem comprometer as suas origens.
Ouvi-los é como uma corrente de sonoridades pesadas, de velocidade, de melodia e de excelência na execução das músicas que está ao alcance de muito poucos, onde não faltam solos de guitarra e de teclado [sim, esta vertente de Death Metal utiliza teclados frequentemente], intervalos acústicos e vozes guturais acompanhadas por momentos mais cristalinos. O resultado pode ser visto, e ouvido, em todo o seu esplendor sob as seguintes formas:

O estilo ganhou a sua designação devido à ascendência da importância da Suécia no panorama do Metal em geral no final da década de 1980 e início da década de 1990, como consequência da profusão de bandas Death Metal naquele país e pela localização de estúdios e editoras na cidade de Gotemburgo que tornaram aquelas bandas incipientes e inovadoras em autênticas estrelas do firmamento metálico. Embora se considere que o Death Metal de Gotemburgo atingiu o seu auge em meados da década de 1990 e que actualmente já não existe, o seu legado fica para a História. Deixo a minha muito merecida homenagem às bandas associadas ao Death Metal de Gotemburgo, sejam originárias de Gotemburgo, de Estocolmo, de qualquer outra localidade sueca, da Finlândia, da Noruega ou de qualquer outro país onde existam bandas que sigam a especialidade!


Click Here