15.7.06

Parlamento Europeu

Toda a gente sabe que o Parlamento Europeu encontra-se repartido em dois edifícios: um em Bruxelas, outro em Estrasburgo. Há ainda um terceiro edifício, o do secretariado, localizado no Luxemburgo.

Totalmente desnecessário e dispendioso. A existência de um edifício em Estrasburgo para a realização de sessões não tem qualquer razão, uma vez que perturba o funcionamento e a eficiência da instituição e ainda contribui para dar uma ma imagem da União Europeia. A repartição em dois edifícios para as sessões do PE custam milhões de Euros aos contribuintes da UE todos os anos e fazem pesar ainda mais a burocracia no funcionamento desta tão importante instituição europeia.
A eurodeputada sueca, Cecilia Mallström, lançou uma campanha dirigida a esta divisão. Esta campanha consiste numa petição, que pode ser assinada na internet, e que quando atingir um milhão de assinaturas será levada à Comissão com o objectivo de debater uma proposta para localizar o Parlamento Europeu permanentemente em Bruxelas. no site da petição encontram-se os principais apoiantes da iniciativa entre os eurodeputados. Acho estranho só estar um português, será que os restante 23 apreciam muito a deslocação Bruxelas-Estrasburgo e, sabe-se lá, gostam demasiado dos seus subsídios de deslocação?

Click Here