12.7.06

Evolução do conceito

A evolução pode ter um sentido positivo e negativo. Aplicada aos seres humanos, podemos encontrar nela uma multiplicidade de dimensões e indicadores que nos levam a crer que o seu vector está orientado para o benefício da espécie, mas o contrário também é possível.
Agora, no século XXI, nunca essa polarização foi tão óbvia. Se durante séculos os avanços que eram atingidos do ponto de vista material e mental podiam beneficiar largamente a grande maioria da Humanidade, actualmente qualquer avanço é susceptível de ser manipulado num jogo de soma zero onde a custo de uma parte substancial da Humanidade, um outro grupo vê os seus benefícios aumentarem.
É assim que o conceito de evolução, por dispor de uma carga positiva e negativa, acaba por se transformar numa via neutra e inerte. Desta forma, o próprio significado do conceito perde valor uma vez que pressupõe o avanço em direcção a algo e que, ao longo dos tempos, ganhou uma conotação positiva. Assim não o é na verdade, e é igualmente verdade que um progresso pode ser rapidamente acompanhado de um retrocesso. A pergunta que eu coloco aqui agora é esta: será que a transformação do conceito que eu acima expus pode ser considerada como a evolução do conceito de evolução?

Click Here