7.6.06

Arábia Saudita e Sétima Arte





Muito pouco islâmico
A Arábia Saudita é o país da moral e dos bons costumes…multiplicados por 100 mil e acompanhados de castigos corporais e de penas de prisão bem pesadas para quem não respeita os valores vigentes. Valores onde se incluem a inexistência de cinemas, teatros, concertos de música ocidental, imposição de códigos de vestuário, repressão de qualquer actividade religiosa não islâmica, detenção dos indivíduos que não cumprem o jejum durante o mês de Ramadão, separação dos sexos nas mais variadas actividades sociais e profissionais, etc. Para zelar por tudo isto, existe uma facção denominada Mutaween que actua como polícia religiosa e que vela pelo cumprimento do código moral saudita. Entre as suas atribuições incluem-se vigiar escrupulosamente a separação dos sexos, a forma como as pessoas estão vestidas, o cumprimento da imposição do islão como única religião autorizada, o encerramento das lojas à hora da oração, a “limpeza” de todos os produtos susceptíveis de irem contra a moral, etc.
É assim, inspirado pelo exemplo que estes senhores nos dão, que vou elaborar a lista dos filmes que nunca passariam na Arábia Saudita. Neste país, como já disse, não existem cinemas. Mas existem leitores de Dvd e televisão. Proponho-me então a fazer uma pequena lista de obras da Sétima Arte que, por motivos óbvios, nunca poderiam ser vendidas e/ou exibidas no Reino da Arábia Saudita. A ordem é arbitrária.
Instinto Fatal - bem, talvez não fosse totalmente proibido. Podia mostrar apenas o écran de abertura e os créditos finais.
Thelma & Lousie - duas mulheres a mostrarem independência? Mas o que é isto?!
Parque Jurássico - realizador judeu [Spielberg] e animais de outros tempos a ganharam vida no nosso tempo, isto é coisa do diabo!
O profeta nunca falou disto!
Alien, Alien 2, 3 e 4 - alienígenas, isso é coisa do diabo!
Babe e Babe 2, Pig in the City - animais a falarem? Isso é um sinal do apocalipse!
Monty Python - qualquer filme - do primeiro ao último minuto, as suas três longas metragens estão a pedir por interdição
Família Addams - tem uma mão viva, isso é coisa do diabo!
O Império dos Sentidos - se precisar de explicação, o caro leitor é cretino

Violino no Telhado - judaísmo, e isso é justificação que chegue
A Lista de Schindler - idem idem, aspas aspas
Disney - todos, rigorosamente todos. Querem motivos? Aqui vão: animais que falam e pensam - Dumbo, Bambi, Livro da Selva, Rei Leão, Fantasia, A Espada era a Lei, A Dama e o Vagabundo Lilo&Stitch, Winnie the Pooh, a Bug’s Life, Ducktales the Movie. Imoralidade - Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela Adormecida, Pocahontas, Mulan, O Corcunda de Notre Dame, Cinderella, Herbie, Aladino. Satanismo e outras intervenções demoníacas para as quais o Alcorão não possui explicação - Pinóquio, Peter Pan, Toy Story, Querida eu Encolhi os Miúdos, Tron, Monsters Inc., A Espada era a Lei, A Bela e o Monstro [este bate todos os recordes, de imoralidade, de promiscuidade - onde se inclui a monstrofilia, e de objectos inanimados com vida própria, como o serviço de chá] e por aí fora…

Que é isto? Um rato maestro??

Shrek - é preciso dizer mais alguma coisa? Um ogre falante, um burro falante, uma princesa humana que expressa vontade própria e se sente atraída pelo ogre…o profeta nunca aprovaria isto!

E.T. - contém um ser extraterrestre, não consta do Alcorão. E o realizador é judeu.

Woody Allen - todos os filmes, vide a segunda frase da explicação anterior

Flinstones - representação do período pré-histórico e com animais falantes, e o realizador é judeu

Quem Tramou Roger Rabbit - interacção entre humanos e figuras animadas, algumas das quais animais e objectos falantes com vontade própria. E a existência de um romance entre um coelho e uma humana…quer dizer, entre um coelho e um desenho animado…quer dizer, entre dois desenhos animados…quer dizer, entre um coelho animado e uma humana animada…oh, valha-me alá e o profeta, estou tão confuso!

Vamos lá parar com a beijoquice! E essa senhora, faça o favor de se tapar!

Lost in Translation - uma mulher que anda por Tóquio com um homem que não é o seu marido, suspeito…

O Último Viking - ridicularização do islão e da cultura árabe

Emir Kusturica - todos os filmes, mostram homens e mulheres a dançar juntos…isso tem mão do diabo!

Frankenstein - um cientista, esses enviados do diabo, cria uma aberração, por inspiração vocês já sabem de quem

King Kong - gorila de dimensões exageradas trepa a um edifício…muito pouco islâmico. Além de que leva uma mulher consigo que está muito pouco tapada, ainda menos islâmico!

Godzilla - animais que não são referenciados no Alcorão com vontade própria? Isto é muito pouco digno do profeta.

A lista podia continuar até cobrirmos todos os filmes alguma vez realizados na história da humanidade…à excepção, talvez…da Branca de Neve de João César Monteiro! Esse sim, não vai contra nada! Aliás, eu não consigo ver nada de mal neste filme, vocês conseguem?

1 Comments:

Blogger MoonnooM said...

LOLOLOL tá muito bom!! Uma boa sátira sem dúvida! COncordo que o mais provável é não passarem mesmo nenhum filme desses! E daí, o fruto proibido é o mais apetecido. Segundo vi no jornal agr a moda pelo Irão são as festas d trance e as pastilhas que dão dores de cabeça aos pais! lolol Viva a Globalização!:P

13 junho, 2006 19:17  

Enviar um comentário

<< Home


Click Here