27.6.06

Progresso

O que significa, ao certo, o progresso de um país? Na boca de toda a gente, é possível ouvir a expressão "temos de ir para a frente", o que querem dizer com isto? Ir para a frente…é muito vago, o que tem de ir para a frente, o país? Como é que um país empreende esse processo? E quem tem de o fazer?
O conceito de progresso pode significar muita coisa, mas num âmbito mais geral está relacionado com uma melhoria progressiva das condições em todos os sectores. Ou seja, uma sociedade dita progressiva é uma sociedade onde enquanto os anos passam, as condições de vida da população melhoram sem interrupções e retrocessos. O progresso pode também ser aplicado a nível mais particular, onde é possível alguns sectores avançarem e outros recuarem. Isto leva a que um país possa ser líder mundial num sector como o aeroespacial mas estar bastante atrás de outros no que diz respeito, por exemplo, ao sector da justiça.
Assim sendo, quem tem autoridade ou moralidade para afirmar que Portugal "tem de ir para a frente" quando não sabe ao certo o que isto significa? Mais do que uma questão semântica, isto indica que quem profere semelhantes frases não sabe o que pretende para o país, mas como em Portugal existe uma doutrina dominante de concentrar o ponto mais importante da acção na palavra, e não propriamente no acto, o simples proferir daquela frase é suficiente para aliviar as consciências e limpar a mente de suspeitas anti-patrióticas.

Click Here