28.4.06

JSR e a arquitectura Europeia



Hoje, durante o Telejornal da RTP1, uma das três montras de informação diárias das 20:00 que os portugueses utilizam à hora do jantar para observar o seu país e o Mundo, José Rodrigues dos Santos brindou-nos com uma informação que me deixou de rastos perante a sua dimensão e importância, ou se quisermos, cretinice e ignorância. Terá o tão ilustre apresentador de tão honrado segmento afirmado que um grupo de soldados da GNR se deslocou a Madrid para participar numa formação de membros do “futuro exército Europeu”. Estas palavras fizeram-me soar a sirene de alerta: qual futuro exército Europeu? Quando é que a sua criação foi decidida? Quando vai entrar ao serviço da Europa [entidade tão difusa quanto confusa]? Será que José Rodrigues dos Santos sabe alguma coisa que eu não sei?

As dúvidas dissiparam-se uns segundos depois, como aliás era óbvio, uma vez que nada que seja proferido por aquele indivíduo se aguenta muito tempo no Passeio da Credibilidade, uma espécie de Hall of Fame para as informações, que consiste numa longa e faustosa galeria onde as informações e declarações mais relevantes são emolduradas e protegidas, acompanhadas por uma imortalização do indivíduo que as proferiu e/ou formulou. A Lei da Gravidade está lá, a Teoria da Relatividade Geral lá se encontra, a investigação do caso Watergate também figura dos seus corredores, mas por mais que eu tente, não consigo lá encontrar nada de José Rodrigues dos Santos.
A sua afirmação caiu assim por terra uns cinco segundos depois [nada mau…] quando se tornou claro do que se tratava: afinal, a GNR marcou presença numa acção de formação em Madrid destinada a formar agentes que irão fazer parte da força de reacção rápida da União Europeia, cujos módulos incluíam, além de aulas teóricas, uma simulação de sequestro de um avião, do qual vimos imagens. Acrescente-se ainda que participaram agentes da autoridade de cinco países, pelo que posso concluir que para José Rodrigues dos Santos, a Europa apenas tem cinco países.
Já sabemos que Portugal é um deles, por analogia suponho que a Espanha também, afinal foi a anfitriã, quais serão os outros três? Itália, França e Argentina [com o estatuto de observadora], de forma a fazer um Mundial de Hóquei em Patins interessante?

Click Here