29.7.06

Felicitas - a propósito de felicidade

Certamente que devem ter lido algo este mês sobre um estudo de duas ONGs acerca da felicidade em cada país, aquele celebre estudo onde o Vanuatu aparece em primeiro lugar e o primeiro país europeu é a Áustria. Nesse estudo, os primeiros vinte lugares são domindos por países onde qualquer pessoa com discernimento não se sentiria feliz - Colômbia, Cuba, Vietname, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Quirguistão, Filipinas - e onde aparentemente o risco de morrer numa acção de guerrilha, de ser raptado, de contrair malária ou de ver a sua casa varrida numa catástrofe natural não parece afectar muito quem elaborou aquele tão iluminado estudo.
Eis que esta semana é divulgado um outro estudo, desta vez feito por uma universidade britânica, com o mesmo objectivo, mas com resultados ligeiramente diferentes. Diferentes em que medida, perguntam. Diferentes no seguinte: os primeiros três países no índice de felicidade são a Dinamarca, Suíça e Áustria. Com algumas excepções, os países retratados neste estudo da Universidade de Leicester que se baseou em entrevistas aos habitantes locais, é um pouco divergente, como podem ver por este mapa. Assim, países que no estudo dos pseudo-hippies aparecem como deprimidos - Canadá, Austrália, EUA, Irlanda, Holanda e a própria Dinamarca - estão entre os primeiros no estudo da Universidade de Leicester.
Ao mesmo tempo, é impossível não achar piada a quem ainda considera que o caminho para a felicidade reside numa vida de "bom selvagem", onde se não existirem objectos, não existem preocupações. Não conseguiu encontrar um emprego bem pago e com futuro? Qual é o mal, precisa do dinheiro para quê afinal? Não consegue financiar o seu estilo de vida dispendioso? Mas não precisa de nada disso, vai ver que numa barraca de madeira frágil e na agricultura de subsistência vai encontrar muito mais felicidade. Para mais algumas informações sobre isto, vejam o meu post "Turista Ocidental Parvo", colocado num dia qualquer deste mês...

Click Here